PRF apresenta balanço de ações no RS à Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa

Nos primeiros três meses deste ano, a Polícia Rodoviária Federal aumentou as ações de combate ao contrabando em 132% e ao enfrentamento aos crimes ambientais em 341% no estado, em comparação com igual período de 2023. Também tiveram incremento as apreensões de cocaína em 351%, de crack em 114% e de maconha em 15%. Os números foram apresentados pelo superintendente da PRF no Rio Grande do Sul, Anderson Nunes, no período dos Assuntos Gerais da reunião da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, na manhã desta quinta-feira (18), por proposição do deputado Leonel Radde (PT).

Nunes afirmou que o desafio da corporação é aumentar a performance operacional e, ao mesmo tempo, resgatar a imagem da PRF de polícia cidadã e humanizada, quesito que já rendeu prêmio da ONU à instituição. Para isso, a corporação busca a aproximação com outras instituições, promove a valorização das aptidões de seus membros, realiza ações sociais e busca se aprimorar em pautas importantes para a sociedade, como na questão da abordagem adequada de veículos que transportem pessoas com autismo.
 
Ordem do Dia
Quatro matérias das 18 que constavam na Ordem do Dia da reunião foram aprovadas. Outras duas receberam pedidos de vistas e as demais não foram analisadas por falta de quórum.
Os deputados aprovaram o parecer favorável, elaborado pelo deputado Delegado Zucco (Republicanos) ao Projeto de Lei 11/2018, que trata da reserva de vagas para negros nos concursos públicos para ingresso na carreira do Ministério Público no Rio Grande do Sul e para provimento de cargos efetivos da Procuradoria-Geral de Justiça, autora da proposta. Também foi aprovado os pareceres favoráveis ao PL 192/2013, do deputado Miguel Rossetto (PT), que altera regras do Imposto sobre a Transmissão, Causa Mortis e Doações, e ao PL 89/2022, do deputado Elizandro Sabino (PRD), que trata dos serviços de Capelania prestados por religiosos em entidades civis e militares no estado.
Antes da queda do quórum da reunião, os deputados aprovaram ainda o parecer favorável ao PL 129/2023, do deputado Kaká D´Àvila (PSDB), que autoriza a extinção da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGT) e da Fundação SulRiograndense de Assistência Senador Tarso Dutra (FUNDASUL) e a criação da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social.
Presenças
Participaram da reunião as deputadas Stela Farias (PT) e Delegada Nadine (PSDB) e os deputados Leonel Radde (PT), que presidiu o encontro, Delegado Zucco (Republicanos), Edvilson Brum (MDB), Matheus Gomes (PSOL), Issur Koch (PP), Joel Wilhelm (PP) e Airton Artus (PDT).
Texto: Olga Arnt/Agencia ALRS – MTE 14323