Jeferson agradece à reitora e comemora IFF para São Luiz Gonzaga


O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) encontrou com a reitora geral do Instituto Federal Farroupilha, Prof. Drª. Nídia Heringer durante sessão plenária desta terça-feira (19/03). A professora veio ao Legislativo assistir ao Grande Expediente do deputado Adão Pretto Filho, que homenageou os 15 anos de criação dos Institutos Federais no Brasil e no RS. O parlamentar aproveitou a oportunidade para repercutir e comemorar a notícia da implantação de um Instituto Federal em São Luiz Gonzaga. “Este era um grande anseio do povo de São Luiz que sabe da mudança positiva que um IFF promove no município onde é implementado. É crescimento pessoal, intelectual e profissional para os alunos e produção de conhecimento e de desenvolvimento para a comunidade. Eles experimentaram isso com a vinda da UERGS e sabem que muito ainda será possível com o IFF”, comentou Jeferson. Ele lembrou que a reitora vem sendo um grande entusiasta e multiplicadora de informações sobre implementação dos Institutos nas cidades. “A Drª Nídia é uma grande autoridade no que se refere aos IFFs e, principalmente, uma grande parceira na ampliação dessa política educacional tão benéfica para a nossa juventude. Somos gratos à atuação dela, à mobilização da comunidade, à liderança da vereadora Ana Barros, entre outros, em favor de um Instituto para São Luiz”, reconheceu Jeferson.
O anúncio da implantação do Instituto Federal em São Luiz Gonzaga integra um plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cujo objetivo é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT) e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. Serão 100 novos campi, 5 deles no RS, totalizando 140 mil novas vagas. Além das vantagens do ponto de vista social e educacional, as obras desses campi nos municípios devem impactar o setor da construção civil, gerando empregos e renda.
O programa de expansão dos IFFs marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades de Institutos Federais no Brasil, quase 10 anos após a última expansão estruturada da Rede Federal e celebra uma das políticas educacionais mais bem sucedidas no âmbito da educação profissional. “Isso permitiu que a educação pública de qualidade chegasse às regoiões mais distantes dos grandes centros e da capital dos estados, tornando-se uma das redes mais capilarizadas na oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Agora, felizmente, chegou a vez de São Luiz receber a sua unidade”, concluiu Jeferson.
Texto: Andréa Farias – MTE 10967

Foto: Thiago Koche