Assembleia Legislativa entrega o Troféu Mulher Cidadã 2024

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL – 06/03/2024: Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e entrega do Troféu Mulher Cidadã 2024 a onze personalidades femininas que se destacaram, por relevantes serviços prestados, na sociedade gaúcha. Sessão realizada na tarde desta-quarta-feira no Plenário 20 de Setembro na Assembleia legislativa do RS. Foto: Raul Pereira / ALRS.
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL – 06/03/2024: Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e entrega do Troféu Mulher Cidadã 2024 a onze personalidades femininas que se destacaram, por relevantes serviços prestados, na sociedade gaúcha. Sessão realizada na tarde desta-quarta-feira no Plenário 20 de Setembro na Assembleia legislativa do RS. Foto: Raul Pereira / ALRS.
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL – 06/03/2024: Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e entrega do Troféu Mulher Cidadã 2024 a onze personalidades femininas que se destacaram, por relevantes serviços prestados, na sociedade gaúcha. Sessão realizada na tarde desta-quarta-feira no Plenário 20 de Setembro na Assembleia legislativa do RS. Foto: Raul Pereira / ALRS.

 

 

A Assembleia Legislativa gaúcha entregou, na tarde desta quarta-feira (6), o Troféu Mulher Cidadã 2024 a 11 agraciadas. Durante a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, presidida pela deputada Eliana Bayer (Republicanos), as parlamentares destacaram na tribuna a trajetória das mulheres homenageadas.

As indicações, divididas em categorias, foram apresentadas pela bancada feminina da Casa, composta por 11 parlamentares. Instituído em Resolução do Plenário em 1997 e alterado em 2021, quando passou a ser organizado pela Procuradoria Especial da Mulher, o troféu distingue personalidades femininas de atuação relevante em suas áreas. Nos anos em que o número de deputadas for superior a sete, serão concedidos troféus ad-hoc até contemplar uma indicação por parlamentar.

 

Confira as agraciadas:

Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência contra a Mulher

Bibiana Beck Menezes é capitã da Brigada Militar e atua como coordenadora da Patrulha Maria da Penha do 25º BPM, além de acumular outros quatro cargos de chefia na corporação, nas áreas de logística e patrimônio, recursos humanos, correição e Inteligência do 25º BPM. Participou de cursos de formação de Oficiais, Patrulha Maria da Penha e atendimento a mulheres em situação de violência doméstica. Foi agraciada com a Comenda do CRPO do Vale dos Sinos e Comenda do 25º Batalhão da Brigada Militar.

Educação da Mulher

Zélia Marilene Borges Gomes é professora. Iniciou aos 18 anos como professora primária, mais tarde, ingressou na rede estadual. Esteve afastada para criar os três filhos e aos 46 anos, em 1985, retornou ao magistério. Participou das lutas da categoria, do movimento contra a ditadura e pelas Diretas Já. Também foi representante do Cpers na Confederação dos Trabalhadores em Educação(CNTE) e no Conselho do IPE. Como artista e artesã, fundou uma escola de artesanato e foi professora. É fundadora do PSOL e fez parte do grupo Sempre Ativas.

Promoção da Participação Política da Mulher

Custódia Bergues da Silva é precursora na política. Eleita prefeita de Cidreira, se tornou a primeira mulher a administrar um município no Litoral Norte do RS. Na gestão municipal, foi presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e secretária de Assistência Social de Tramandaí e Cidreira com destaque nos projetos sociais. Em Tramandaí, realizou projeto habitacional de casas populares e fundou a primeira escola de Educação Infantil do município. Foi professora do Estado, implantou o CIEP de Cidreira e realizou grandes eventos na área de turismo da cidade. Tem graduação em Turismo.

Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para Mulher

Helena Bonumá é formada em Ciências Sociais pela UFRGS. Iniciou sua militância contra a ditadura militar e foi eleita vereadora de Porto Alegre, pelo PT. Na Câmara – onde teve dois mandatos, presidiu a Comissão Especial contra a exploração do trabalho infantil, que deu origem ao Comitê Municipal, e foi integrante da Comissão de Educação, Cultura e Esporte de 1993 a 1995. Desenvolveu o projeto ‘Porto Alegre também para mulheres’ sobre geração de renda nas comunidades carentes. É coordenadora da Rede Nacional de Economia Solidária e Feminista (RESF) e fundadora da Guayí.

Saúde

Luciana Mendina é jornalista e autora de quatro livros sobre o Autismo (O Autismo tem Cura, A Vida com Autismo, O Mundo de Bernardo e O guia prático do Autismo). É idealizadora da Lei 13.438/2017, chamada Lei da Detecção Precoce, e coordenadora do movimento nacional para assegurar o pagamento do 13º salário para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada); presidente da Associação Inclusiva. É mãe do Bernardo Martínez, autista de 23 anos, e da Maria Júlia.

Atividade Comunitária

Eunice Duarte Neves de Barcellos é diretora da Jocum (Jovens com uma Missão Monte Sião), em Gravataí, e percorreu cidades do estado, do país e do estrangeiro como evangelizadora. Nascida no estado do RJ, estudou Matemática e Teologia no Norte Fluminense. De família evangélica, iniciou o primeiro curso aos 11 anos pela Aliança Pró-Evangilização da Criança (APEC) e no ano seguinte iniciou a trajetória como professora. Participou de campanhas missionárias em Belo Horizonte (MG), e depois, na Argentina e Paraguai, no período da Copa do Mundo de 1978. Em 1979, foi para os Estados Unidos (Havaí) estudar sobre educação cristã. Em Gravataí, participa de treinamento de professores brasileiros e estrangeiros dentro de metodologia cristã, pela Universidade das Nações.

Mulher na Cultura

Alexandra Ribeiro Bini é empresária e vereadora de Candelária. Bacharela em Direito e Pós-Graduada em Gestão Pública. Na área política, foi a parlamentar mais votada na história do município, atuou em defesa dos direitos da mulher e criou projeto de doação de sangue com amplo resultado. É incentivadora da cultura gaúcha e tradicionalista. Nessa trajetória, foi eleita a primeira mulher Patroa do CTG Sentinela dos Pampas do município, em 56 anos. Pelo trabalho desenvolvido, foi agraciada com o Troféu Vitor Matheus Teixeira da ALRS, a Medalha Mérito Tradicionalista do MTG e o Troféu Heroína 365 Dias, da Câmara Municipal de Candelária. Atualmente é conselheira fiscal do Movimento Tradicionalista Gaúcho do RS (MTG).

Atividade Comunitária em Prol da Mulher

Maurien Helena Randon Barbosa é formada em Serviço Social e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), pós-graduada em Direito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializada em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral (FDC). Começou a carreira na Randoncorp, em 1983, nas áreas administrativa, financeira e de planejamento jurídico. Atualmente é gerente corporativo de responsabilidade social da Companhia e atua como diretora-presidente do Instituto Elisabeth Randon (IER), organização da sociedade civil que promove a cidadania e o desenvolvimento social. É vice-presidente de inclusão social da Fundação Caxias, integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caxias do Sul, do conselho deliberativo da Fundação Irmão José Otão, do conselho fiscal da Associação Rio-Grandense de Fundações (ARF), da diretoria de Sustentabilidade da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC).

Segurança Pública pela Vida das Mulheres

Raquel Arruda Gomes é advogada, feminista e atuante no movimento pela preservação da água pública e pelos direitos das mulheres. Foi dirigente sindical do Sindiágua na década de 90. Filiada ao Partido dos Trabalhadores, atuou como chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, de 2011 a 2014. Nesse período, atuou na criação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres na área de segurança pública, e idealizou a criação do Observatório de Violência Contra a Mulher e as Patrulhas Maria da Penha. Também contribuiu para ampliação e qualificação das delegacias especializadas de atendimento à mulher, além da Sala Lilás, no Instituto Geral de Perícias (IGP). Pela atuação na área, recebeu o prêmio internacional Governarte, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Luta Contra toda forma de Preconceito

Rita de Cássia Della Giustina de Oliveira é pedagoga e atua há 24 anos na educação e professora da rede municipal de ensino de Sapiranga. É vereadora reeleita do município, sendo a mais votada nas eleições de 2020. Foi avaliada como a parlamentar mais atuante de Sapiranga pelo sétimo ano consecutivo. É filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2011, onde milita por uma sociedade mais justa, no poder das mulheres e erradicação de qualquer forma de preconceito, seja racial, geracional e de gênero.

Luta Contra a Violência Política de Gênero

Fabiane Dutra Oliveira é graduada em Marketing, MBA em Gestão Pública, cursa pós-graduação em Publicidade, Propaganda e Mídias Sociais. Atua na defesa do direito das mulheres e atualmente é presidente da União Brasileira de Mulheres para o RS e diretora nacional da UBM. Eleita duas vezes para presidir o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (2015/2017 e 2023/2025), também é integrante da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS) e conselheira do Sport Club Internacional pelo movimento do povo no clube, desde 2017. É assessora da Bancada do PCdoB na ALRS, onde já atuou em mandatos anteriores. Foi diretora nacional da União da Juventude Socialista e assessora técnica da Secretaria Nacional de Juventude, na equipe da 1º CNJ.

 

Texto: Joema Teles/Agência ALRS * – MTE 6449

* Com informações da Procuradoria Especial da Mulher

Foto: Raul Pereira