EEEF Brasília, referência em educação na zona norte da capital, poderá ficar sem turma de 1° Ano por decisão da Seduc

Deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da AL/RS está acompanhando o caso

 

Pais, mães e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brasília, localizada no bairro Navegantes, em Porto Alegre, estão enfrentando um impasse há menos de um mês para abertura das matrículas e para a volta às aulas.

De acordo com o diretor Nei Colombo, a Secretaria da Educação (Seduc), não quer homologar a turma de 1° Ano do Ensino Fundamental para 2024, mesmo já tendo 13 inscritos de 23 vagas no total.

Além disso, tentativas de contatos foram feitas para a 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), mas não obtiveram resposta.

A deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação e da Frente Parlamentar em defesa do Livro e da Leitura da AL/RS, esteve durante 2022 e 2023, acompanhando a situação da escola que recentemente, por iniciativa da gestão de Nei, passou por reformas no auditório e na biblioteca que estava fechada há 20 anos.

“Mesmo depois de tudo que a escola fez se reorganizando com a reabertura da biblioteca, o governo estadual decide fechar o primeiro ano. Revertemos essa decisão na EMEI Alcides Maya de Sapucaia do Sul, agora vamos à luta com  a EEEF Brasília”, garante a deputada.

Atualmente, a escola que tem 65 anos de serviços prestados à educação, possui 250 alunos, e é referência em ensino na zona norte da cidade.

 

Texto e foto: Hiashine Florentino