*Nota da bancada do PT sobre a agressão contra a deputada Laura Sito e ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia

Ao longo da sua gestão, o atual prefeito aprofundou suas práticas bolsonaristas. O governo de Sebastião Melo está marcado pela ausência de diálogo com servidores públicos e com movimentos sociais, pelas irregularidades na Educação, pela precarização de serviços públicos como a limpeza urbana e a coleta de lixo, entre outros problemas. Outra marca é a sanha imobiliária, seja na parceria cada vez mais crescente com o setor ou mesmo com a especulação imobiliária.

Neste sábado (16/09), ocorreu mais um episódio lamentável em Porto Alegre. A deputada Laura Sito (PT), presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, foi agredida covardemente por guardas municipais enquanto acompanhava a ocupação de um prédio no centro da cidade.

Conforme relato da parlamentar e imagens da abordagem, não houve nenhuma ação dos integrantes dos movimentos sociais que justificasse uma intervenção ostensiva da Guarda Municipal. A deputada, inclusive, atuava na mediação, e em diversas oportunidades pediu calma aos agentes. Mesmo assim, Laura foi alvo de um disparo de bala de borracha e de um jato de spray de pimenta. Uma agressão criminosa, que mostra o despreparo dos guardas municipais que atuavam no episódio.

Nossa bancada manifesta solidariedade à deputada Laura Sito, que sempre teve a coragem de lutar contra todo tipo de violência e preconceito, E que, sabemos, seguirá nessa luta de forma incansável. Também exigimos do prefeito Sebastião Melo uma explicação sobre o caso. Não aceitaremos que a violência e a truculência se consolidem como características da atuação da Guarda Municipal de Porto Alegre.

Exigimos do prefeito que determine a apuração imediata e a punição dos responsáveis pela agressão contra a deputada Laura Sito. Vamos acompanhar cada passo da apuração.

Necessário, também, o compromisso do Prefeito na suspensão da medida de despejo do prédio, abertura de negociação e diálogo com o movimento. A moradia é um direito dos Porto-alegrenses.

Esperamos na audiência, já agendada pela nossa bancada para segunda-feira, com o Prefeito, que estas questões tenham a resposta devida.

 

Imagem: frame da filmagem do Levante da Juventude no momento em que a parlamentar é agredida com spray de pimenta