Deputado Jeferson reforça em Santa Rosa necessidade de estratégia conjunta para acessar investimentos chineses

Após o retorno da missão à China, liderada pelo presidente da Frente Parlamentar Brasil China, deputado Jeferson Fernandes (PT), nos dias 19 de maio a 1º de junho, restaram tarefas a serem executadas pelos participantes para efetivar a cooperação e a possibilidade de negócios com aquele país. Para organizar os papéis dos diversos atores interessados na continuidade desta parceria, Jeferson está percorrendo municípios e reunindo com governos municipais, associações, lideranças locais, sindicalistas e empresários. A ideia é reforçar os contatos feitos na viagem e organizar os próximos passos. O primeiro encontro aconteceu em Salvador das Missões, na tarde desta segunda-feira (22), quando reuniram-se lideranças empresariais e gestores públicos, recepcionados pelo prefeito Daniel Gorski. À noite, a reunião aconteceu em Santa Rosa, com a presença de sindicalistas de diversas categorias.

O parlamentar reforçou a necessidade de preparar as administrações locais para as relações com a China, lembrando que aquele país tem por tradição valorizar a interação com empresariado desde que esta seja chancelada pelo poder político. “É preciso que os governos municipais não só participem, mas estejam embasando as tratativas com a China. É desta forma que os chineses se sentem mais seguros para formalizar as parcerias”, frisou.  Ele já informou ao governador Eduardo Leite sobre a exigência dos empresários chineses de que o estado do RS formalize em documento a intenção de aproximar-se da China. “Na verdade, os chineses querem que as instituições brasileiras garantam a segurança jurídica das relações comerciais entre os dois países”, reiterou.

Jeferson alertou, no entanto, que é necessária uma ação conjunta profissional de todos os interessados em comercializar com a China, para que os produtores, os empresários e o próprio estado atuem de forma integrada, de modo a atender as especificidades do mercado chinês e para que a cooperação em diversas áreas seja uma experiência proveitosa para o estado. Neste sentido, ele conclamou todos a participarem do seminário ‘Construção da Estratégia Brasil-China no Sul’, que a Frente Parlamentar promove no dia 12 de agosto, no Legislativo gaúcho. Na oportunidade, estará presente uma comitiva de empresários e lideranças chinesas, quando serão firmadas parcerias entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Assembleia Legislativa e entre a UFSM e a Prefeitura de Santiago com o intuito de favorecer, do ponto de vista científico e técnico, o intercâmbio de conhecimento e a cooperação entre o estado e entidades chinesas ligadas à educação, à saúde, à infraestrura, à tecnologia, etc.

“É mais uma oportunidade para nos debruçarmos sobre o que precisamos fazer de fato, como produtores, empresários, sindicalistas, vereadores, deputados e governador, de forma a acessar o grande volume de investimentos que vimos que a China tem para fazer no RS, atendendo a este mercado da melhor forma possível. Não nos prepararmos será um enorme desperdício”, decretou.

Participaram também da reunião em Santa Rosa o presidente da Câmara Municipal, que esteve como prefeito em exercício de Santa Rosa, vereador Marcos Migue Knorst, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa, João Roque, entre outros.

Missão produtiva

Na China, a comitiva, que contou com a participação do ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), Anderson Mantei; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Migue Knorst (PCdoB), o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa, Odaylson Eder, a presidente do Hospital Santo Antônio de Tenente Portela, Mirna Brauck; e Gelson Ferrari, da Cooperativa Cresol; o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, reuniu-se com a direção do Hospital Leste de Shangai, onde conheceram o funcionamento, a estrutura, a tecnologia utilizada, ocasião em que obtiveram proposta de cooperação com hospitais gaúchos. Também foram recebidos pelo governo de Songjiang, distrito de Shangai onde houve interesse pelos produtos comerciais gaúchos. Na província de Giangsu, visitaram a zona de construção e desenvolvimento da cidade, onde conheceram um projeto futurista de reurbanização. Nesta localidade, investidores locais mostraram interesse em comprar madeira nobre e alimentos do RS. Em Conferência com o governo municipal de Wuhan, conheceram as potencialidades locais e os produtos de interesse para importação. Lá também participaram da Conferência Econômica de Wuhan, onde apresentaram as intenções do estado gaúcho em comércio e cooperação. Em compromisso o maior Centro de Comércio do mundo, o SPM World Trade Center, em Shangai. Na ocasião, a comitiva avalizou a intenção de compra dos chineses de U$ 3 bilhões em produtos brasileiros.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)