quarta-feira, 16 abril

O deputado Jeferson Fernandes irá destinar emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil para auxiliar na aquisição de caixas de armazenamento de água para comunidades pobres do interior de São Borja. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (08/04), atendendo à solicitação do vereador do município, Arlei Fagundes (PT), com quem esteve reunido nesta oportunidade.

“Temos este recurso no Parlamento e fazemos questão de destiná-lo a iniciativas que realmente beneficiem a população, como é o caso da compra de caixas de água”, explicou o parlamentar, lembrando que o serviço de saneamento nessas localidades fica a cargo dos municípios exatamente por serem economias de baixo faturamento que acabam sendo desprezadas por empresas de água terceirizadas.

O vereador manifestou ao deputado a preocupação da comunidade de São Borja com o vencimento do prazo de concessão da ponte internacional São Borja/Santo Tomé pela empresa Mercovia, que deve ocorrer em agosto deste ano. “Vamos averiguar, em Brasília, junto ao deputado federal Bohn Gass, se há intenção do governo Lula de prorrogar o contrato ou abrir concorrência para a entrada de uma nova empresa”, garantiu Jeferson.

Arlei também mostrou apreensão com a situação do Presídio Estadual de São Borja, que enfrenta superlotação, e com a regulamentação da carreira de policiais penais, fator determinante para valorização da categoria que atua no sistema prisional. “São os servidores que fazem o trabalho pesado, de ponta, que lidam com esta problemática de presídios cheios e más condições de trabalho. Somos parceiros nesta luta pela regulamentação porque entendemos a importância disso no reforço da categoria e na garantia de direitos. Isso reflete no trabalho prestado”, disse Jeferson.

Por fim, o vereador solicitou ao deputado a articulação de uma audiência com o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, para tratar do armazenamento e comercialização de produtos de agricultores familiares de São Borja, ao que, prontamente, Jeferson se dispôs. “Faremos contato com a Conab e vamos reforçar esta demanda do município junto à Companhia para que tenhamos um desfecho favorável aos agricultores”, finalizou o parlamentar.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)
Foto: Thiago Köche

Compartilhe