Deputada apresenta projeto de fomento e incentivo à cultura gaúcha

Projeto de Resolução criando a Mostra Gaúcha de Artes Cênicas na Assembleia Legislativa do RS foi tema de reunião entre a deputada Sofia Cavedon (PT), autora da iniciativa, com o próximo presidente da Casa Legislativa em 2021, deputado Gabriel Souza (MDB), nesta segunda-feira, 28.
Sofia apresentou a proposta destacando a importância do setor cultural para o desenvolvimento do Estado e para a promoção de qualidade de vida para as gaúchas e gaúchos visando, com a Mostra, fortalecer ainda mais essa atuação. “O Legislativo gaúcho tem forte atuação no reconhecimento e incentivo a novos e consagrados talentos, na promoção da cidadania e do acesso à leitura, à história e a diversas manifestações artísticas”, salientou a parlamentar que também é autora da Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, realizada anualmente na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Na reunião, o deputado Gabriel afirmou que terá compromisso com a cultura na sua gestão como presidente, promovendo melhorias nos projetos da Casa como o Sarau do Solar, assim como ampliando a promoção cultural na Assembleia Legislativa. “Apoio a iniciativa da Mostra Gaúcha de Artes Cênicas da Assembleia” disse já encaminhando a formação de um grupo para iniciar os estudos para a realização do projeto em parceria com o Departamento Cultural da ALERGS, Superintendência de Comunicação e entidades representativas da cultura.
Conforme a deputada Sofia, a Mostra Gaúcha de Artes Cênicas visa promover anualmente pela Assembleia Legislativa do RS um calendário de espetáculos de dança, circo, teatro e teatro de rua nos espaços da Casa, abertos ao público e com transmissão ao vivo pela TV AL/RS, seguindo a experiência positiva da Câmara Municipal de Porto Alegre e contemplando as Artes Cênicas na atuação cultural do Legislativo gaúcho. “Propomos quatro linguagens artísticas (teatro, teatro de rua, circo e dança), 16 grupos contemplados com reserva de vagas para 50% do interior do RS e quatro meses de programação cultural continuada na ALERGS