Na última sexta-feira, 27, o deputado estadual Jeferson Fernandes, acompanhado do ex-prefeito Orlando Desconsi, visitou as dependências da unidade prisional de Santa Rosa, com o objetivo de apoiar as iniciativas que visam ocupar os detentos durante o cumprimento das penas.
O parlamentar cumprimentou os servidores da SUSEPE pelo esforço para manter a Casa em ordem, mesmo constatando efetivo insuficiente no trabalho interno e também na guarda externa exercida pela Brigada Militar. Elogiou o bom funcionamento do sistema de controle dos visitantes via scaner corporal, bem como os convênios feitos com empresas locais que ocupam um bom número de presos.
“Mentes ociosas são oficinas do diabo”, observou Jeferson, que vem defendendo, ao longo dos seus 3 mandatos, ocupação laboral, educacional, cultural, de esporte e de espiritualidade dentro do sistema prisional. O parlamentar apoia também o método APAC, que atualmente conta com uma experiência piloto na Capital do estado.
Jeferson considerou que a horta hidropônica, reciclagem do lixo, unidade de saúde interna, práticas culinárias, boa limpeza e outras atividades ali desempenhadas, são fruto de um somatório de esforços entre administração da penitenciária, servidores públicos de vários órgãos, sistema de Justiça que apoia e viabiliza ações, bem como a presença do voluntariado, via Conselho da Comunidade.
“Constato também questões preocupantes, as quais se não forem resolvidas pelo governo do estado, colocam em risco a segurança pública local e regional: superlotação com espaço inadequado para quem cumpre pena e quem trabalha ali, considerando os baixos efetivos. O pessoal faz mágica ao manter a ordem com celas que chegam a ter mais de 40 pessoas, com apenas um sanitário, por exemplo. Isso só estimula as organizações criminosas que já se fazem presentes em Santa Rosa”, denunciou.
O presidente da CSSP concluiu a visita assumindo o compromisso junto ao administrador da Penitenciária, Rubesmar Antônio Goebel e ao seu adjunto Volmir Stein, de apoiar iniciativas locais que visem a recuperação e ressocialização de apenados. “O convite que fizemos ao presidente da CSSP foi neste sentido: conhecer a realidade de Santa Rosa, as boas práticas feitas aqui para que tenhamos o apoio da Comissão em projetos futuros”, explicou Goebel.
Jeferson também renovou o compromisso com a defesa dos servidores públicos que exercem um trabalho essencial de proteção da sociedade, no sentido de continuar lutando por seus direitos e por mais efetivo. Por fim, informou que vai relatar a visita ao colegiado da Comissão que preside, o qual se reúne a cada quinta-feira, a partir das 9h da manhã no ambiente virtual da Assembleia Legislativa do RS.
Texto: Andréa Farias (MTE 10967)