Sancionada lei que torna o Terno de Reis relevante interesse cultural do Estado

Sancionada lei que torna o Terno de Reis relevante interesse cultural do Estado
Reprodução
O governador do Estado, Eduardo Leite, sancionou na tarde desta quinta-feira (12), o Projeto de Lei 170/2018, de autoria do deputado Zé Nunes (PT), que reconhece como relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul o Terno de Reis.
Segundo o parlamentar , a data da comemoração é o dia 6 de janeiro, e conforme a tradição os grupos visitam as casas tocando músicas alegres em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Cristo.  “O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos três Reis Magos. Em alguns países de origem latina, em especial os de cultura espanhola, dão mais importância do que ao próprio Natal”, explicou.
Os ternos ainda são cantados em quase todo o Rio Grande do Sul, com maior ou menor intensidade, em determinadas regiões. “Encontramos esta manifestação cultural pelas regiões ribeirinhas de Jacuí, Taquari, Sinos, Gravataí que formam o grande estuário do Guaíba, bem como a área lacustre dos Patos”, contou.
A partir de agora o Poder Público poderá realizar atividades que contribuam para o fomento cultural dessa atividade, parcerias com entidades e instituições, públicas ou privadas, visando ao apoio e à promoção de atividades culturais, inclusive, garantindo a segurança necessária ao bem-estar do público presente aos eventos.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)