Estudantes, professores e Comissão de Educação pedem que Seduc apresente um Plano durante e pós pandemia do Covid-19

Estudantes, professores e Comissão de Educação pedem que Seduc apresente um Plano durante e pós pandemia do Covid-19

Que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) apresente o seu planejamento durante e pós pandemia do Covid-19 e sobre o aporte de tecnologia que será oferecido aos estudantes; Somar-se a luta pelo adiamento do Enem; e recompor a composição do Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS) foram os principais encaminhamentos da reunião virtual realizada nesta terça-feira, 28, pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, presidida pela deputada Sofia Cavedon.

Conforme Sofia o encontro foi muito importante e deu voz aos estudantes através de suas representações, UNE, UEE, Umespa, Uges, Ubes, que reafirmaram o desinvestimento na educação pública estadual relatando a profunda desigualdade, que se revelou mais agudamente na pandemia, entre o acesso dos estudantes da escola privada versus o da escola pública. “Desde a alimentação escolar, onde as famílias mais vulneráveis estão com grande expectativa de receber o rancho básico, pois seu filho/filha não está se alimentando como faz na escola, até a preocupação de que o Enem mude seu calendário, para que o aluno do ensino médio da rede estadual complete seus estudos no ano”, informa a Deputada.

Sobre o Plano da Secretaria durante e pós pandemia do Covid-19, Sofia considera um absurdo ter que entrar um projeto de lei pedindo para o governo fazer um plano deste período. “A Seduc já deveria ter pronto esse planejamento. Várias questões estão acontecendo, as direções em um enorme esforço, e a gestão da Secretaria preocupada em aplicar o novo Plano de Carreira, tirando salário dos trabalhadores e prejudicando mais ainda professores que tiveram o difícil acesso retirado, e agora, as equipes diretivas sendo demandadas pra entregar ranchos para as famílias. Onde está a orientação da Secretaria para as instituições sobre como proceder com as demandas, os planos de estudos, os conteúdos?”, questiona a Deputada.

A Comissão, diz a Presidente, acolheu as propostas para que a Seduc planeje bem o mês de maio, que invista mais e faça chegar aos alunos o aceso à internet, ao livro, ao trabalho planejado. Sofia destaca que os estudantes ressaltaram e pediram para que não sejam punidos com a reprovação e que esse período de grande dificuldades seja bem avaliado. Com relação ao Enem, a deputada informou que a Comissão de Educação irá se somar à luta pelo adiamento das provas, pois os alunos poderão ser prejudicados na sua preparação, principalmente da rede pública, em consequência da suspensão das aulas.

Sobre o Conselho Estadual de Educação a deputada enfatizou na reunião a necessidade do órgão contar com a representação estudantil e de outras entidades da área na sua composição. “Hoje o CEEd está atuando com apenas dez dos seus 21 conselheiros e o governo do Estado vem protelando a alteração na Lei. A atuação do Conselho é muito importante para normatizar esse momento, para autorizar escolas, discutir currículos e nós trabalharemos para que ele seja completado em breve”.

Participaram da reunião o representante da Secretaria Estadual de Educação, Sílvio Zomer; do  Conselho Estadual de Educação, Márcia Adriana Carvalho; do CPERS, Edson Garcia; a presidente da União Estadual de Estudantes (UEE), Gerusa Pena; vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Regina Brunet; vice-presidenta da UEE, Alice Gaier; presidente da União Gaúcha de Estudantes Secundaristas (UGES), Gleison Carvalho; presidenta da UMESPA, Vitória Cabreira; Alejandro Guerreiro, da UBES; e os deputados e deputadas: Sofia Cavedon, Issur Koch, Gabriel Souza, Gaúcho da Geral, Ruy Irigaray, Silvana Covatti, Luciana Genro, Sérgio Peres e Fernando Marroni.

A próxima reunião virtual da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia será dia 05 de maio (terça-feira), às 9h e terá na pauta a Educação Superior com representantes das Universidades Públicas e Institutos Federais.

Texto: Marta Resing (MTE 3199)