Desde o seu lançamento, em 21 de outubro, que a Frente Parlamentar pela duplicação da Estrada Caminho do Meio, de iniciativa e presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), tem realizado reuniões com órgãos envolvidos para que o complexo viário seja uma realidade para as populações dos municípios de Porto Alegre, Alvorada e Viamão.
Na última quarta-feira, 13, a deputada junto com representantes dos três municípios, reuniu-se com o diretor superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, e na semana passada com o diretor técnico da EPTC, Marcelo Hansen.
Conforme Sofia as discussões estão em torno das condições técnicas dos projetos existentes e as necessidades de atualizações dos mesmos, iniciando com as diretrizes mínimas e o adequando ao futuro da mobilidade urbana. Também as formas de financiamentos estão sendo debatidas, diz a parlamentar, que tem o apoio do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) na luta de melhorias na trafegabilidade da Região Metropolitana, e defenderá emendas para a duplicação desse complexo viário, que já chegou a estar com recursos aprovados no PAC 2 Mobilidade Grandes Cidades e o PAC 50, do governo Federal (2012/2014), pelo governo Dilma Rousseff, diz Sofia.
A Metroplan se comprometeu no encontro de realizar uma rodada de reuniões com os três municípios envolvidos. Na reunião com a EPTC a empresa concordou com a necessidade de ampliação da via, mas que a decisão é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim). A deputada Sofia Cavedon irá solicitar agenda com a Secretaria.
Tem acompanhado as reuniões representantes da Prefeitura de Alvorada; Vereadores e Cooperativa Habitacional de Viamão; e do vereador Airton Ferronato, de Porto Alegre.
Texto: Marta Resing (MTE 3199)