quinta-feira, 26 dezembro

 

Com a presença de representantes da região Sul do Estado nas galerias do plenário 20 de Setembro, o advogado Halley Lino de Souza tomou posse como deputado estadual nesta quarta-feira (18), durante a sessão plenária híbrida da Assembleia Legislativa. Ele assumiu a cadeira de Luiz Fernando Mainardi, que elegeu-se prefeito de Bagé nas eleições de outubro e que despediu-se do Parlamento gaúcho na terça-feira.
Halley, natural de Rio Grande, é primeiro suplente da Federação PT-PCdoB. No pleito de 2022, totalizou 36.150 votos. O rio-grandino é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Rio Grande (Furg), pós-graduado em Direito Constitucional pela Fundação do Ministério Público e integra a Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas. “A votação que fiz me dá a certeza da responsabilidade que terei no próximo período. Eu chego aqui com a experiência de um advogado trabalhista que por 23 anos defendeu os trabalhadores e trabalhadoras, lutou por justiça social e teve a sua vida destinada à luta por um mundo mais justo”, disse.
Segundo o deputado, a sua experiência na advocacia, no esporte e como radialista e na militância deverá nortear o trabalho no Parlamento gaúcho. “Obviamente que estarei destinado sempre a defender todas as pautas de interesse do povo gaúcho, mas preciso aqui alicerçar meu compromisso com a defesa do porto de Rio Grande. Sabemos que nesta Casa há um debate importante do porto da Metade Norte. Não estamos aqui para impedir o desenvolvimento. Queremos que o nosso porto também não tenha prejuízo econômico e social”.
Halley deverá coordenar uma Frente Parlamentar em Defesa da Construção Naval. “Já estamos retomando o polo naval com a contratação de quatro cascos e a Frente Parlamentar é importante para a região Sul, mas é importante para todo o estado do RS”. O deputado também assumiu o compromisso de discutir o tema dos pedágios e a educação pública de qualidade, a luta pela moradia, os direitos da população LGBTQIAP+, o combate ao racismo e proposição de legislação que vai organizar a região Metropolitana Sul. “Quero resgatar essa discussão porque a região Sul não pode perder nem mais um segundo na sua organização”.
O tema da pesca também, receberá atenção especial do mandato do deputado Halley, que pretende cobrar investimentos do governo Leite. “Para que tenhamos um registro histórico, já fomos o principal polo pesqueiro industrial do Brasil e precisamos resgatar esse debate que temos perdido economicamente para Santa Catarina”, sentenciou.
Halley também reafirmou o compromisso com a democracia e com o diálogo com a população e com a justiça social. “Temos que dar voz à nossa população. Estamos aqui em uma democracia representativa. Acreditem no sonho de Eduardo Galeano: ‘Um outro mundo é possível’”.

 

Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747 

Foto: Roger Vieira 

Compartilhe