sexta-feira, 22 novembro

O deputado Zé Nunes participou, na quinta-feira (13/06), da reunião da Comissão da Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo na Assembleia Legislativa. Nos assuntos gerais, Mara Saalfeld, presidente da Emater, Claudinei Baldissera, diretor técnico da Emater, e Adeliano Cargnin, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, apresentaram dados preocupantes sobre os impactos da catástrofe climática no estado.
O relatório técnico da Emater traz uma análise detalhada dos efeitos das chuvas e cheias extremas ocorridas no estado do Rio Grande do Sul, enfatizando os impactos devastadores em áreas como infraestrutura, abastecimento de água, produção primária e fruticultura.
Mara Saalfeld lembrou que o Rio Grande do Sul vive a maior tragédia de sua história e a Emater mobilizou toda a sua estrutura e equipes para auxiliar a população, que acolhe os técnicos com muito carinho durante as visitas de campo. “Somos uma grande engrenagem e, neste momento de tragédia, estamos arregaçando as mangas e colocando as botas na lama para alcançar os produtores.”
Em sua fala, Zé Nunes ressaltou o papel crucial da Emater na mitigação dos danos causados pelas mudanças climáticas aos produtores gaúchos. O deputado afirma que o trabalho técnico da entidade na avaliação dos impactos aos produtores é fundamental para acelerar o encaminhamento dos benefícios do governo aos afetados. Zé Nunes defendeu a urgência de investimentos em profissionais e infraestrutura para fortalecer e ampliar a atuação da entidade no Rio Grande do Sul.
Texto: Jean Lazarotto Santos  – MTb 0020325
Foto: Marcelo Oliveira
Compartilhe