A deputada Stela Farias retorna nesta sexta-feira (23/02) da Itália, onde participou, como única parlamentar do Rio Grande do Sul, convidada para o 15º Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, realizado na Região de Emiglia Romana, e que contou com a participação de representantes da UFRGS, USP, Rede Unida, Unicruz, Ministério da Saúde, prefeituras e governos estaduais brasileiros.
Segundo Stela, através desta importante atividade foi possível conhecer de perto um dos mais reconhecidos sistemas de saúde do mundo. “Tivemos dias de muito trabalho e aprendizado, que vão contribuir com as soluções necessárias para melhorar a saúde pública da minha cidade, Alvorada, e da na nossa região metropolitana de Porto Alegre, salienta.
A deputada destaca que um dos eixos dos painéis realizados foi o debate sobre os desafios que representam, para as políticas públicas, o envelhecimento da população e o financiamento público do sistema. Além disso ela chama a atenção para o compartilhamento dos conhecimentos sobre a saúde e o bem-estar da população. “Discutiu-se os principais gargalos do sistema público de saúde, as semelhanças e as diferenças entre Itália e Brasil, com a possibilidade de assinatura de vários convênios e colaboração técnica entre os países, para aperfeiçoamento dos sistemas de saúde”.
Texto: Luciane Franco