A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realizará, na quinta-feira (26/10), às 10h, uma audiência pública para debater a aplicação dos R$ 20 milhões destinados pelo Parlamento Gaúcho, em 2022, para a compra de cestas básicas da agricultura familiar para fortalecer o combate à fome no RS. A discussão envolverá o plano de trabalho assinado em julho passado pelo proponente da audiência e idealizador do Movimento Rio Grande Contra a Fome, deputado Valdeci Oliveira, o atual presidente do Parlamento, Vilmar Zanchin, e o secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel. “A ação é uma iniciativa que asseguramos quando estivemos à frente da presidência da Assembleia, em 2022. Avalio como um momento histórico, pois além de fortalecermos o combate à insegurança alimentar, que envolve parcela significativa de pessoas em nosso estado, estaremos atuando firmemente no apoio à agricultura familiar gaúcha”, avalia Valdeci.
A audiência também visa dar transparência dessa iniciativa ao Comitê Gestor do Movimento Rio Grande Contra a Fome, formado por representantes de todos os poderes do estado – Assembleia, governo, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas -, e oportunizar a participação às entidades, cooperativas, conselhos e demais interessados na execução do plano de Trabalho.
Estão sendo convidados a participar do encontro, que será realizado na Sala Adão Pretto (térreo da Assembleia Legislativa), além dos integrantes do Comitê Gestor, representantes da Secretaria de Assistência Social do Estado, Emater/RS, Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), entidades e organizações da sociedade civil, cooperativas e movimentos da agricultura familiar e Famurs, entre outros. O secretário Beto Fantinel tem presença confirmada na atividade.
Texto: Tiago Machado | MTE 9.415
Foto: Christiano Ercolani