Na última quinta-feira, 10 de agosto, a deputada Laura Sito (PT) esteve na Secretaria de Controle Externo no Rio Grande do Sul (TCU), para pedir uma averiguação sobre as condições dos serviços prestados pela CEE-Equatorial. A iniciativa parte dos inúmeros relatos dos recebidos sobre a falta de energia elétrica em todo o Rio Grande do Sul, evidenciados após o ciclone que atingiu o estado ainda em junho deste ano.
O pedido foi entregue ao Secretário de Controle Externo, Guilherme Yadoya de Souza, que protocolou o pedido no mesmo dia. Laura Sito reafirmou a urgência dessa investigação pois a CEEE-EQUATORIAL não responde aos consumidores, quando se manifesta, por exemplo, não cumpre nenhum prazo e, por fim, o sistema de recebimento de reclamações e solicitações digitais, além de instável, não atende às mínimas responsabilidades da companhia, como deveria acontecer.
Ainda, não apresenta transparência quanto aos dados essenciais sobre a prestação do serviço, omitindo em suas redes sociais o relatório sobre o número de clientes sem energia, em situações anteriores. A deputada Laura Sito lembrou da última agenda em Lavras do Sul, onde a falta de energia causa prejuízos para muitos comerciantes, muitas vezes, fazendo perder clientes e alimentos essenciais.
Na quarta-feira, Laura Sito deverá se reunir com o procurador Da Camino no Tribunal de Contas do Estado. Na quinta-feira, irá à Brasília para entregar o pedido de averiguação da concessão para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), responsável pelas fiscalizações.
Txto/Foto: Thanise Melo