sexta-feira, 22 novembro

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, no período dos Assuntos Gerais da reunião, realizada na manhã desta terça-feira (23), abriu espaço para escuta temática que ouviu alunas dos Programas de Pós-Graduação da Unisinos e da Puc, encerrados em agosto do ano passado. A reunião foi conduzida pela presidente do Colegiado, deputada Sofia Cavedon (PT).

Sofia afirmou que a Comissão de Educação vai solicitar uma reunião com a Capes para apresentar o problema que estão enfrentando os alunos que continuam no Programa. Além disso, ela sugeriu a elaboração de um documento pedindo esclarecimentos dos reitores das universidades.
Primeira a se manifestar, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/RS, Ana Carolina Vaz, disse que entre outras demandas, a mais importante é a manutenção da qualidade do Programa até o último aluno concluir seu curso. Ela lembrou que a reitoria da PUCRS decidiu não mais abrir editais de ingresso em agosto do ano passado, numa decisão unilateral, do único Programa de Pós-Graduação em Serviço Social do sul do país, que recebeu a nota máxima na avaliação da Capes – o que evidencia a excelência do Programa.
Ana Carolina salientou que a medida inviabiliza a formação de profissionais fundamentais na execução de políticas públicas da área. Os alunos que continuam cursando o Programa, segundo Ana, sofrem com a diminuição do número de professores e supressão do espaço físico, antes destinado ao Programa.
Igualmente, Virgínia Guasselli, aluna do Programa de Pós-Graduação da Unisinos, apontou o caráter unilateral da decisão da reitoria da universidade. Ela destacou que há relatos de abalo da saúde mental de alunos que frequentam o curso. Virgínia acusou a reitoria e a Capes de não apresentarem um planejamento dos próximos semestres do Programa. “A portaria 201/2022 da Capes não apresenta nenhum critério que garanta a qualidade do ensino após o encerramento dos cursos.
Presenças – Participaram da reunião as deputadas Adriana Lara (PL), Eliana Bayer (Republicanos), Silvana Covatti (PP) e Sofia Cavedon (PT) e os deputados Elizandro Sabino (PTB), Felipe Camozzato (Novo), Leonel Radde (PT), Luciano Silveira (MDB), Luiz Marenco (PDT), Neri o Carteiro (PSDB) e Rafael Braga (MDB).

Texto: Agência de Notícias da AL/RS

Foto Debora Beina-PTSul

Compartilhe