segunda-feira, 25 novembro

Projeto de Fernando Marroni (PT) foi protocolado na tarde desta sexta-feira (20)

Reprodução

 

Após visita ao município de Piratini para acompanhar a chegada da Chama Crioula, o deputado Fernando Marroni (PT) protocolou nesta sexta-feira (20) na Assembleia Legislativa o PL 268/21 para incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul a Semana Farroupilha do município de Piratini. “Precisamos valorizar as mais diversas expressões da cultura do Rio Grande do Sul”, disse o deputado.

A semana Farroupilha do Município de Piratini é Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, sendo uma das maiores festas do Estado, com repercussão nacional. Ocorre anualmente de 11 de setembro a 20 de setembro no Centro de Eventos Erni Pereira Alves, onde há espaço para a Indústria e Comércio, Praça de Alimentação, apresentações artísticas e jogos campeiros. No Palco são realizadas as Tertúlias com Piquetes Tradicionalistas, que mostram em suas apresentações o melhor do Tradicionalismo. No dia 20 de setembro os piquetes e entidades tradicionalistas desfilam a cavalo ou em alegorias pelas ruas históricas de Piratini, em alusão à tomada de Porto Alegre, pelos farroupilhas, em 20 de setembro de 1835.

A inclusão dessas festividades no Calendário Oficial de Eventos do RS será um grande reconhecimento ao evento, que poderá se favorecer com mais visibilidade e turismo. Localizada na região sul do Estado, Piratini é, pela sua formação histórica, uma das cidades mais importantes do Rio Grande do Sul. Possui significativa concentração de monumentos tombados pelo IPHAN e IPHAE, o que a diferencia em razão de contar com Centro Histórico considerado dos mais completos e homogêneos do RS. Está entre as primeiras cidades brasileiras que definiram e regularizaram a ocupação de seus centros históricos, tendo recebido o reconhecimento nacional na década de 1940.

Texto: Maria Lucia Walerko Moreira (MTE 18896)

Compartilhe