domingo, 24 novembro
Reprodução

O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) reuniu-se virtualmente, nesta quarta-feira (31), com os diretores dos dez campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para tratar sobre a atuação da universidade durante a pandemia e as perspectivas para os próximos meses. O encontro foi o passo inicial para retomada dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa, criada em 2016. O deputado federal Paulo Pimenta também participou da reunião e firmou o seu apoio com a universidade.

Mainardi reafirmou o seu compromisso com a Unipampa, destacou o importante trabalho desenvolvido pela universidade dentro da comunidade e lamentou os ataques sofridos pela instituição na última semana. “Estamos vendo ataques dirigidos à Unipampa e a educação no país, isto é muito grave. Não podemos ficar calados frente a estes ataques covardes”, frisou o deputado.

No último domingo o Campus de Itaqui foi alvo de um protesto de manifestantes favoráveis ao presidente Bolsonaro. O grupo usou palavras pejorativas contra a Universidade e desmereceu os cursos oferecidos no município. Vídeos das ofensas feitas contra a comunidade acadêmica circularam nas redes sociais.

Durante a reunião os diretores lembraram que mesmo com várias atividades suspensas em razão da pandemia, a universidade seguiu contribuindo para a comunidade, além de manter as aulas virtuais. No campus de Uruguaiana, por exemplo, os estudantes ajudaram na produção de álcool em gel e com o empréstimo de aparelhos hospitalares para o município.

José Carlos Severo, diretor do campus de Itaqui, lembrou que em razão das restrições orçamentárias, várias atividades da universidade serão prejudicadas, além da própria manutenção dos campi e dos programas de apoio para alunos em situação de vulnerabilidade. “Estamos entrando num cenário onde teremos que fazer escolhas difíceis”.

Ao final, o deputado Mainardi garantiu que a Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa irá intensificar suas atividades.

Texto: Elis Regina Cartaxo (MTB 18557)

Compartilhe