Comissão ouvirá a CIB sobre calendário de vacinação para a Educação

Comissão ouvirá a CIB sobre calendário de vacinação para a Educação
Foto Reprodução TV ALRS

Ouvir a Comissão Intergestores Bipartites (CIB) do RS sobre a possibilidade de alteração do calendário de prioridades de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde, foi a proposta aprovada da deputada Sofia Cavedon (PT) na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa realizada nesta terça-feira (30).

Conforme Sofia, as consequências da insistência do governo do Estado com a volta às aulas presenciais da educação infantil sem vacinação é compactuar com o avanço da pandemia e colocar a comunidade escolar em ameaça. “Queremos escolas seguras”, assinalou. A CIB será escutada na próxima terça-feira, dia 06 de abril, às 9h30, nos assuntos gerais.

A Comissão de Educação também decidiu solicitar audiência com o governador Eduardo Leite para reforçar o pedido de prioridade de imunização para professores e servidores de escolas no calendário de vacinação contra Covid-19.

O que é CIB?
As Comissões Intergestores Bipartites foram instituídas gradativamente nos estados brasileiros durante os anos de 1993 e 1994. As comissões se configuram no âmbito estadual como a instância privilegiada de negociação e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS tendo, como eixo principal, a prática do planejamento integrado entre as instâncias municipais e estadual de governo. Praticamente todos os processos que dizem respeito ao financiamento, à descentralização da estrutura gestora do SUS e à estruturação e funcionamento da rede de serviços propagados pelo nível federal e estadual necessitam da apreciação e aprovação na CIB para serem implementadas.

Participaram da reunião as deputadas Fran Somensi (Republicanos), Luciana Genro (Psol) e Sofia Cavedon (PT), e os deputados Carlos  Búrigo (MDB), presidente; Beto Fantinel (MDB), Fabio Ostermann (Novo), Fernando Marroni (PT), Gaúcho da Geral (PSD), Issur Koch (PP), Luiz Marenco (PDT) e Vilmar Lourenço (PSL).

Fonte: Agência de Notícias ALRS