Fechamento de turmas de EJA gera resistência da comunidade escolar

Fechamento de turmas de EJA gera resistência da comunidade escolar
Foto Marta Resing

Após audiência pública para tratar do fechamento de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diversos municípios gaúchos, realizada em 22/3 por proposição da deputada Sofia Cavedon (PT), ex-presidente da Comissão de Educação da ALRS, a parlamentar junto com a comissão de representantes das escolas atingidas reuniram-se com a Defensoria Pública nesta sexta-feira (26) para tratar do tema.

Em videoconferência a Dra. Andreia Paz Rodrigues ouviu os argumentos da comunidade escolar e informou que na terça-feira (30) já tem reunião com o Conselho Estadual de Educação (CEEd) e que continua tentando reunião com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A Defensora Pública também estuda a realização de várias ações pelo Estado. “As questões são muitas: transporte, matrículas, alimentação escolar, acesso digital. Encaminhamos uma recomendação de abertura das matrículas da EJA para a Seduc e atuamos também com o grupo de trabalho com o Tribunal de Contas. Vamos incluir o tema das EJAs e a terceirização da educação”, disse.

Em sua manifestação, a deputada Sofia destacou que tem sido muito procurada para denunciar o fechamento das turmas de EJA. “A oferta da EJA deve ser permanente. A matrícula deve ser garantida durante todo o ano” ressalta ela afirmando que “assim como no ensino fundamental, a garantia de ingresso na escola deve ser permanente. O Observatório da Educação demonstra a queda na oferta da EJA nos Ensinos Fundamental e Médio. É impressionante a redução de matrículas”. Sofia informou que também solicitou reunião com a Seduc e propôs que as escolas solicitem agenda direto com a sua CRE. “Também já solicitamos ao Ministério Público, vacinas, EPIs corretos e transparência nas informações sobre contaminação nas escolas”, salientou a parlamentar.

A estimativa da coordenação colegiada do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul indica uma redução de, pelo menos, 40% das turmas desta modalidade de ensino na rede estadual.

Participaram da reunião Mauro Rogério Amaral, do 24º Núcleo do CPERS; Fábio Padilha, diretor do IEE Assis Brasil, Pelotas; Alan Buzzatti, da EE Professora Edna May  Cardoso, Santa Maria; Mirza Nunes, da EEEB Lauro Dornelles, Alegrete.

Texto: Marta Resing (MTE 5405)