Executiva estadual e bancada do PT na Assembleia pedem providências na área da segurança

Executiva estadual e bancada do PT na Assembleia pedem providências na área da segurança

As últimas manifestações de ódio ao Partido dos Trabalhadores e aos movimentos sociais que ameaçam a segurança de seus filiados, parlamentares e simpatizantes, como a derrubada dos outdoors em Passo Fundo e Montenegro e as ameaças de morte às duas vereadoras de Caxias do Sul não devem ficar impunes. O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Pepe Vargas, e o presidente do PT-RS, deputado federal Paulo Pimenta, reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (29) com o vice-governador e secretário de Segurança do Estado, Ranolfo Vieira Junior; a chefe de Polícia do RS, Delegada Nadine Anflor; e, o comandante da Brigada Militar, Coronel Rodrigo Mohr Picon, para solicitar providências do governo.

Na última semana a incitação ao crime e a pregação de ódio em Caxias do Sul foi ampliada com a ameaça de morte às vereadoras do Partido dos Trabalhadores, Denise Pessôa e Estela Balardin, em redes sociais. A denúncia foi registrada na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Polícia Civil já vem investigando, inclusive com a identificação do autor das ameaças. A derrubada dos outdoors em Passo Fundo na noite de 21 de março, ainda está sendo investigada. Para os representantes do PT, os fatos são graves e precisam ser punidos. “Se agora que não tem eleição promovem atos de violência e incitam ao ódio, imagine o que podem fazer no próximo ano. Basta lembrar o que aconteceu durante a Caravana do Lula por isso pedimos providências, pois estes ataques não podem mais acontecer”, afirmou Pepe, observando que o que está ocorrendo é a exacerbação da perseguição ao partido em mais um atentado contra a democracia.

Tanto a bancada quanto o partido devem encaminhar um ofício registrando as denúncias, anexando provas que as confirmem (vídeos, áudios, etc), para a chefe de Polícia para que sejam investigados os casos. Sobre Caxias do Sul, a polícia já tomou depoimento e está encaminhando para o Judiciário. “O cenário de incitação ao ódio e à violência política promovido por Bolsonaro incentiva episódios criminosos como esses da derrubada dos outdoors e as ameaças de morte e violência às vereadoras petistas de Caxias. Exigimos que o governo tome providências e adote medidas para apurar as autorias desses crimes e responsabilizá-las”, defendeu o presidente do PT-RS, deputado federal Paulo Pimenta.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)