domingo, 24 novembro
Foto: Reprodução / ALRS

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa vai solicitar um encontro com o governador Eduardo Leite para tratar da crise do setor gastronômico e hoteleiro do Estado. A iniciativa foi encaminhada pelo presidente do Colegiado, deputado Zé Nunes (PT), após ouvir o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e região (Sindha), Henry Chmelnitsky no período de Assuntos Gerais da reunião ordinária virtual realizada na manhã desta quarta-feira (24). Os deputados querem se reunir também com o presidente do Banrisul, Claudio Coutinho, para questionar o posicionamento do banco em relação a linhas de créditos empresarial durante a pandemia.

O presidente do Sindha expôs a situação de crise de hotéis, bares, restaurantes e casas noturna causada pela paralisação das atividades durante a pandemia. No RS, o setor sustenta 880 mil pessoas e abrange 25 mil negócios. Henri explicou que, desde o primeiro momento da pandemia, além do fechamento por 90 dias, a queda das vendas foram expressivas e teve como consequência o consumo das reservas próprias e o aumento do endividamento bancário, tributário, para fornecedores e serviços e para os serviços públicos como luz e água. Henry observou que o auxílio do governo federal, através de crédito pelo Pronampe, trouxe pequeno alívio, mas atendeu poucas empresas necessitadas.

O dirigente sindical contou que, até mesmo com a pequena recuperação em dezembro e janeiro para gastronomia, o faturamento das empresas nunca passou de 60% do realizado antes da pandemia. Conforme ele, a situação atual, de demissões e fechamentos (mais de 12 mil vagas perdidas em Porto Alegre) tende a piorar com o vencimento das parcelas do Pronampe, dos passivos locatícios, de serviços públicos, tributos e fornecedores.

Sobre a atuação dos créditos para o setor, Henry afirmou que os bancos privados e o Banrisul oferecem créditos para quem não precisa, enquanto os bancos de fomento estão travados por amarras burocráticas típicas da normalidade da economia. “Vivemos tempos de exceção e assim deveria ser tratado o crédito”, argumentou.

Os deputados Zé Nunes, Beto Fantinel (MDB) e Tiago Simon (MDB) se manifestaram pedindo o encontro com o governador, criticando a postura dos bancos públicos gaúchos e o excesso de restrição a atividades econômicas.

Também participaram do encontro o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), e o líder do governa na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP). Ambos se colocaram à disposição para intermediar a conversa com o Governador.

Ordem do Dia

No período da Ordem do Dia da reunião foram aprovados os pareceres favoráveis do deputado Adolfo Brito (PP) ao PL 421/2019 e do deputado Zé Nunes (PT) ao 468/2019. O PL 421/2019, de autoria do deputado Luiz Marenco (PDT) declara o município de Caxias do Sul “Capital Estadual dos CTGs – Centros de Tradições Gaúchas”. Proposto pelo deputado Dirceu Franciscon (PTB), o PL 468/2019 inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Estado do Rio Grande do Sul, o evento “In Cantina” realizado no município de Nova Alvorada.

O colegiado também aprovou o requerimento de audiência pública para debater as políticas públicas de linhas especiais de crédito, fundo garantidor e microcrédito, voltadas às micro e pequenas empresas e aos empreendedores individuais. A solicitação da audiência é do deputado Tiago Simon (MDB).

Assuntos Gerais

Ainda no período destinado a Assuntos Gerais da reunião, o deputado Adolfo Brito solicitou reunião com o secretário chefe da Casa Civil e com a secretária de Educação para tratar dos problemas enfrentados pelos proprietários de transporte escolar que não receberam a antecipação do pagamento de 30% do contrato em vigor com o Estado, conforme lei aprovada pela Assembleia e sancionada pelo Executivo.

Sobre o assunto também se manifestaram os deputados Zé Nunes, Eduardo Loureiro (PDT) e Beto Fantinel (MDB).

Participação

Participaram da reunião os deputados Zé Nunes (PT), presidente, Eduardo Loureiro (PDT), Adolfo Brito (PP), Fernando Marroni (PT), Pedro Pereira (PSDB), Beto Fantinel (MDB), Dalciso Oliveira (PSB), Eric Lins (DEM), Ruy Irigaray (PSL), Tiago Simon (MDB), Giuseppe Riesgo (Novo), Gabriel Souza (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, e o deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo.

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Compartilhe