Luta pela Renda Emergencial completa 1 ano, e Valdeci comemora avanço da proposta

Luta pela Renda Emergencial completa 1 ano, e Valdeci comemora avanço da proposta
Imagem: Reprodução Facebook

Em live transmitida em suas redes sociais nesta terça-feira (23), o deputado Valdeci Oliveira confirmou ter recebido na manhã de hoje, telefonema do chefe da Casa Civil do governo do estado, Artur Lemos, anunciando que o governador Eduardo Leite se prepara para, nos próximos dias, apresentar medidas para a concessão de uma renda emergencial no Rio Grande do Sul. Valdeci é o autor do projeto de lei que busca a criação no estado de uma política de renda básica às famílias mais vulneráveis e de outra proposta, de caráter emergencial, com o mesmo fim e em complemento ao que poderá vir a ser concedido pelo governo federal. “Vemos com muita esperança a possibilidade de concretização, por parte do governo, dessa fundamental ajuda aos mais vulneráveis. Ainda não sabemos os detalhes de como e quando se dará esse auxílio, mas vamos continuar lutando para que seja o melhor e mais rápido possível”, enfatizou ele durante o diálogo virtual realizado com a diretora da Rede Brasileira de Renda Básica, Paola Carvalho.

Valdeci também fez questão de destacar a trajetória da luta pela renda emergencial. “Neste momento tão difícil, com tanta insegurança e dor causada pelos milhares de lutos diários, pelo colapso que deixaram chegar o sistema de saúde e pelo que ainda teremos de fazer no futuro próximo, temos de comemorar até mesmo as pequenas coisas, as pequenas vitórias”, afirmou o parlamentar, acrescentando que o primeiro projeto por ele protocolado foi em novembro de 2019 e o segundo em março do ano passado. “Desde então temos trabalhado diuturnamente, seja na realização de audiências públicas, no convencimento dos deputados e deputadas ou junto ao governo e secretarias que estão diretamente ligadas à medida. Mas essa é uma luta que não podemos dar trégua. Hoje faz exatamente um ano desde que enviamos o primeiro ofício ao governador solicitando a implementação do auxílio, apontando as fontes de recursos, que existem, e solicitando audiência para defendermos nosso projeto. Nesse período, cobramos do governador para que ele apresentasse uma proposta, seja ela qual for. E hoje recebemos a informação de que já existem algumas questões definidas. Independentemente do que vier a ser anunciado isso será fruto da nossa insistência, da mobilização e luta efetiva de muitos e muitas que não se desgarraram dessa peleia”, avaliou Valdeci.

O deputado também defendeu como urgente a concessão de um auxílio financeiro no estado, visto que a última parcela paga pelo governo federal foi em dezembro e desde então milhares de famílias foram jogadas à própria sorte. “Muitos que não se inscreveram no programa federal no prazo limite, que foi em junho do ano passado, acabaram, depois, perdendo seus empregos. E mesmo aqueles que receberam alguma parcela estão sem nenhuma renda há mais de 3 meses. Além disso, o valor que o governo Bolsonaro está propondo agora é em média R$150, o que, convenhamos, como diz o gaúcho, é uma merreca. Estamos convencidos que para lidar com toda essa crise econômica, política, social e sanitária só existem duas alternativas: vacina para toda a população e uma ajuda financeira digna para quem mais precisa. Ambas se complementam, ambas favorecem a vida e a economia”, acredita o deputado, salientando também que assim como a população mais vulnerável às micro, pequenas e médias empresas também precisam do olhar estatal para que não fechem suas portas e mantenham os empregos. “Quando lutamos por renda, vacina e apoio às empresas estamos lutando também pela economia. Não há outra saída neste momento”, enfatizou Valdeci.

Texto: Marcelo Antunes (MTE 8.511)