Comissão de Educação da ALRS debateu a oferta de turmas EJA em reunião técnica

Comissão de Educação da ALRS debateu a oferta de turmas EJA em reunião técnica
Reprodução
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), realizou reunião técnica virtual nesta terça-feira (23) para tratar da oferta de Educação para Jovens e Adultos (EJA) no Estado. O encontro contou com a participação de parlamentares, lideranças e representantes de escolas.
O ano letivo de 2021 iniciou com redução de ofertas na estrutura da EJA para ensino fundamental e médio. Em Pelotas, zona Sul do estado, apenas quatro escolas atenderão a modalidade. Em anos anteriores, o município abriu turmas para EJA em 10 instituições da rede estadual.
Fernando Marroni (PT) manifestou-se durante a reunião da Comissão, lembrando que a Educação para Jovens e Adultos é uma política pública de inclusão. “É uma luta importante para aqueles que foram alijados do processo educacional na idade certa. A nossa constituição coloca o ensino como obrigatório. Portanto, quando falha o Estado, é necessária a política pública para resgatar essa dívida tão importante relacionada ao processo educacional. A EJA realmente mudou a vida de milhares de pessoas ao longo dos anos”, destacou o parlamentar.
Ao fim da videoconferência, foi encaminhado o pedido de uma reunião com a sub-secretaria da SEDUC (Secretaria da Educação). Os parlamentares solicitam que seja prorrogada as inscrições em turmas EJA até o final de março, bem como pedem que seja mantido o número de vagas registrado no início de 2020.
Texto: Laura Marques