(Foto: Agência Brasil/Divulgação)
A bancada do PT protocolou na última segunda-feira (1°) um requerimento para a constituição de uma Comissão de Representação Externa para acompanhar o processo de planejamento e execução das ações que visam a imunização contra o coronavírus no povo riograndense. A ação é motivada pela necessidade de controle do plano de vacinação no estado.
A bancada vem acompanhando atentamente os movimentos em torno do tema da vacina e criticado o fato de que no Brasil e no estado haja uma lentidão e a falta de articulação entre os entes federados no planejamento desta etapa fundamental para a proteção da vida e para a retomada econômica. “Sequer temos um plano nacional de imunização e contratos de compra de vacinas definidos”, afirmou o então líder da bancada, deputado Luiz Fernando Mainardi.
Esse cenário de insegurança dificulta o planejamento dos estados e municípios na construção dos planos estaduais e municipais de vacinação contra o coronavírus. Ainda que num contexto adverso, torna-se urgente que o governo gaúcho estabeleça metas e um calendário que contemple os grupos prioritários e em seguida atinja no mínimo 70% de cobertura vacinal, garantindo segurança coletiva. “Precisamos compreender qual a necessidade e o perfil da população gaúcha, o quantitativo de pessoas por grupo prioritário, as etapas e arranjos logísticos planejados pelo executivo estadual junto aos municípios”, diz, Mainardi.
A bancada reafirma que seja fundamental o acompanhamento do processo que envolve a aplicação de recursos destinados à compra de vacinas, insumos, seringas e na logística de armazenamento e distribuição dos imunizantes. “Há urgência na proteção da vida e nas condições para que o convívio em sociedade e a retomada das atividades econômicas sejam possíveis. Há de ser com zelo, segurança e o mais rápido possível” conclui o líder da bancada petista.
Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747