Nesta quinta-feira (7), representando a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro da Assembleia, o deputado estadual Zé Nunes (PT), realizou reunião-virtual com representantes da Superintendência do INSS na Região Sul, superintendente-adjunta Marcia Fagundes, gerência executiva de Canoas, Alberto Alegre e Jeferson Montenegro, e dirigentes das Federações da Pesca do RS. Na pauta, as pendências no seguro defeso no RS, que somam 2600 casos.
O INSS se comprometeu a fazer um esforço para regularizar as pendências, priorizando os casos do RS. Sobre situações mais antigas (2019 pata trás), serão encaminhadas diretamente à Superintendência Regional.
“O momento que estamos vivendo é muito difícil para todos. Sabemos que o setor de recursos humanos do INSS também passa por dificuldades de limites, mas não podemos ignorar o fato de que a categoria do pescador artesanal está muito fragilizada, nem auxílio emergencial recebeu”, lamentou Zé Nunes.
O parlamentar disse que o seguro-defeso para muitos é a possibilidade de alimentação, de sobrevivência. “Queremos respaldar a demanda das entidades da pesca. Precisamos buscar dirimir os entraves burocráticos”, completou, dizendo que a Frente Parlamentar está à disposição para atuar de forma mais eficaz.
Participam da reunião Itamir Lizot, da Colônia de Ijuí Z18, Gilmar Coelho, presidente da Federação das Colônias de Pescadores do RS, Ivan Vasconcellos, presidente da Federação dos Sindicatos da Pesca do RS.
IMPORTANTE
O pescador pode consultar através no site
http://sd.maisemprego.mte.gov. br a situação do pagmento, se estiver com o status REQUERIMENTO SUSPENSO POR AUDITORIA, faz o requerimento pelos canais remotos do INSS.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)