segunda-feira, 25 novembro
Foto reprodução TV ALRS

Encerrando a primeira parte de apresentações dos 71 projetos selecionados para a 1ª Mostra Pedagógica das Boas Práticas da Escola Pública, promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon, aconteceu nesta segunda-feira (09) a quarta e última edição dos Webinários. Os encontros ocorreram no período de 15 de outubro a 09 de novembro e contemplaram diferentes áreas do conhecimento, abordagens pedagógicas, etapas e modalidades de ensino da Educação Básica, culturas e municípios.
No conjunto dos quatro webinários, foram contemplados 18 projetos de trabalho de 18 municípios de diferentes regiões do Estado.

Ao abrir o encontro, Sofia esclareceu sobre a impossibilidade de contemplar todas as propostas através de encontros virtuais, mas que até o final do ano será lançado o Caderno da Mostra publicando todos os trabalhos. “A ideia era fazer presencialmente o evento, mas veio a pandemia. O Caderno com todos os projetos será enviado para as escolas públicas para que as boas práticas pedagógicas circulam pela comunidade escolar”, disse a parlamentar.

Os trabalhos apresentados nesta quarta parte foram:

Consciência Negra: Respeitando as Diferenças – Escola Municipal de Ensino Fundamental Boaventura Cardoso da Silva, Camaquã – Professora Stephanie Lindmann
O projeto foi um trabalho marcante na vida dos alunos do nono ano e na trajetória da Escola. Envolveu diversos gêneros literários, diferentes disciplinas, vários recursos e metodologias, tudo num único objetivo: incentivar à leitura e valorizar a cultura africana, conscientizando as pessoas sobre o respeito às diferenças. Apesar de todas as atividades desenvolvidas, o que mais valida o trabalho é a contribuição do mesmo na formação de alunos. “Perceber o interesse e o engajamento ao realizar as tarefas é algo que não tem preço. Notar a propriedade com que os alunos falam sobre o projeto e consequentemente os assuntos que o envolvem é sensação de dever cumprido”, assinala a professora. O projeto ganhou Menção Honrosa Raça no Prêmio RBS de Educação 2019. O objetivo do projeto é promover o incentivo à leitura e reconhecimento da cultura Africana através de atividades onde os alunos conheçam a riqueza dessa cultura e as influências deixadas por ela. Também, refletir a importância da palavra “respeito” para a transformação de atitudes preconceituosas em nossa sociedade.

Flor de Cacto – Escola Estadual de Ensino Médio Jardim América – Capão do Leão – Professores: Angela Corrêa Papaiani e Guilherme Mateus Bourscheid
O projeto tem como característica principal de propiciar às alunas participantes uma formação e abordagem a diversos temas, a partir da interpretação, leitura, debate e dramatização de situações da realidade que se apresenta no seio da comunidade. “Flor de Cacto”, traz às atrizes envolvidas no processo uma posição de protagonistas da construção do conhecimento e não meras espectadoras de um cenário desenvolvido por outros. Da mesma forma, o tema abordado neste trabalho sobre o papel da mulher na sociedade, vem ao encontro a problemática enfrentada pelas mulheres dentro de uma sociedade misógina, machista e hoje fascista que vem em crescente para barrar o protagonismo da mulher na sociedade. O  objetivo do trabalho, junto a alunas e alunos do ensino médio e comunidade escolar, é oportunizar, através da arte, o debate sobre diversos temas que são pertinentes à Comunidade Escolar. Estabelecer uma relação dinâmica entre os conteúdos trabalhados em sala de aula com a resolução de conflitos sociais no seio da comunidade. Criar condições para que as alunas construam sua emancipação através da autonomia e da consciência de classe.

Momento Literário do Dia Da Mulher – Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense, Santo Antônio da Patrulha – Professora Bianca Salazar dos Santos
O projeto Momento Literário já existe na escola há algum tempo, sendo desenvolvido em diferentes momentos no ano e com diversas temáticas. Conta com indicações de obras literárias, rodas de conversa, discussões sobre obras literárias, venda de brigadeiro para compra de novos livros para biblioteca, divulgação do acervo e valorização de temas que compreendem a diversidade da sociedade em que vivemos. No ano de 2019, após o pedido de muitas alunas realizamos um momento com o tema específico, o Dia da Mulher, destacando o empoderamento feminino não só na escola, mas também na sociedade. O projeto foi organizado durante as férias pelas alunas através do grupo “Empoderadas”, para que logo no início das aulas fosse colocado em prática. Os temas e discussões realizadas foram todos trazidos pelas alunas, tais como: empoderamento feminino; a mulher na mídia jornalística; padrões impostos pela sociedade; músicas, séries e filmes feministas; os direitos das mulheres; grandes autoras; e a sororidade na escola.

Leiturando – Escola Municipal Conceição, São Sebastião do Caí – Professora Rita Cristiane Bender
O projeto tem como objetivo ler obras literárias utilizando o livro em si, resgatando esta cultura que vem sendo deixada de lado. A ideia é sentir o livro, tocar o livro, ler e ser ouvido, melhorando assim sua leitura e oralidade. Com a proposta, o progresso no campo da leitura da escrita é notável, uma vez que só se aperfeiçoa a leitura lendo. As produções de texto se apresentam com mais criatividade e diversidade no vocabulário. A oralidade e auto- estima são aspectos que também se destacam e a iniciativa de participação. Leiturando” vem contribuindo não só na leitura, mas nas atitudes de respeito com cada colega que lê, com as particularidades de cada leitor, dificuldades e superações. Enriqueceu também culturalmente a turma, já que novas práticas de leitura estão sendo apresentadas. E acrescentou mais ética e cidadania aos alunos envolvidos principalmente quando levamos histórias com todo o respeito a pessoas que trabalharam e fizeram história na nossa sociedade.

Livros Que Inspiram: Quixote: Querer Mudar Significa Enxergar sob Outro Enfoque – Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, Cotiporã – Professoras: Adriana Titon Balotin e Giseli Taffarel Marcolin

A obra literária Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, é uma das maiores análises de como é o ser humano, tendo em vista que todos são Dom Quixote e, ao mesmo tempo, Sancho Pança, numa dualidade entre sonho e realidade, entre o idealismo e o materialismo. Tendo isso em vista, é imprescindível que os alunos saibam posicionar-se criticamente mediante a realidade que vivem e que, também, lhes é imposta através dos diversos meios de comunicação, fazendo com que tenham discernimento e façam as escolhas corretas. Desse modo, a escola é aporte para auxiliá-los na reflexão sobre si, sobre o meio, a sociedade e sobre seus projetos de vida. Em virtude das atividades práticas realizadas, pode-se perceber que os alunos conseguiram refletir sua micro e macro realidade, pensando sobre questões políticas e sociais que os envolvem, posicionando-se criticamente, intervindo, mediando e produzindo pensamento e novos conhecimentos, que foram compartilhados através de produções textuais, práticas teatrais, debate, construção de projetos de pesquisa, atividades de flexibilização curricular, educação financeira… Buscando constantemente conexões com a obra em estudo.
Texto: Marta Resing (MTE 3199)
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