Privatizar a energia é erro e Amapá é prova disso, afirma bancada petista na AL

Privatizar a energia é erro e Amapá é prova disso, afirma bancada petista na AL
FERNANDO C. VIEIRA/CEEE/DIVULGAÇÃO

O apagão do sistema elétrico do Amapá é consequência da face nefasta da privatização do setor elétrico no País e pode ocorrer no RS com a venda da CEEE. Esse é o entendimento de parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do RS. O líder do PT, deputado Luiz Fernando Mainardi classificou o descaso ocorrido no Amapá como desumano e cita a venda da CEEE no RS como preocupante.

“O Estado de Goiás já se arrependeu da privatização da energia. Agora é a vez do Amapá. Não podemos deixar o mesmo acontecer no RS. Imagina, ficar dias sem energia e como consequência sem água, comida, luz, comunicação. É desumano com a população que vive uma pandemia e depende do abastecimento destes serviços para se manter higienizado” afirmou Mainardi.

Para o presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da AL, deputado Jeferson Fernandes, o “RS está no caminho de sofrer o mesmo efeito. Lá falaram que a Eletronorte prestava um péssimo serviço, aí privatizaram e o resultado estamos vendo agora. Leite quer vender a CEEE e o povo gaúcho que sofrerá as consequências no futuro”.

No dia 16 de novembro ocorre audiência pública sobre privatização da CEEE-D, uma importante etapa dentro do processo de venda da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). Será realizada de forma virtual.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)