A Costa Doce do Rio Grande do Sul é conhecida por unir a beleza da arquitetura e dos patrimônios históricos com a natureza inconfundível das paisagens e praias gaúchas. Como forma de desenvolver e fortalecer o turismo, a localidade foi oficializada nesta quarta-feira (4) como região turística do estado.
A lei, de autoria dos deputados Fernando Marroni e Zé Nunes (PT), foi sancionada pelo governador Eduardo Leite em cerimônia virtual organizada pelo Executivo nesta tarde. Outras 13 leis foram sancionadas durante a videoconferência. O principal objetivo do projeto é ampliar o potencial da Costa Doce, promovendo o turismo sustentável em lagoas, rios, cascatas, matas e florestas, parques, monumentos históricos e em empreendimentos característicos das 23 cidades que compõem a região.
“A Costa Doce é um grande destino cultural, gastronômico e rural que tem forte potencial para expansão. Esse sempre foi um projeto de todos os governantes da zona Sul e agora ela está oficializada como região turística do nosso estado”, disse Marroni durante a sanção. A expectativa é de que mais recursos e investimentos possam ser acessados com a nova legislação.
Confira os municípios que integram a região turística da Costa Doce:
Arambaré, Arroio Grande, Barra do Ribeiro, Camaquã, Canguçu, Chuí, Cristal, Dom Feliciano, Guaíba, Jaguarão, Mariana Pimentel, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Tapes, Tavares e Turuçu.
Texto: Laura Marques