Deputada Sofia faz balanço das visitas às escolas de educação infantil de Porto Alegre

Deputada Sofia faz balanço das visitas às escolas de educação infantil de Porto Alegre

 

Em uma semana de visitas às instituições de educação infantil da rede municipal de Porto Alegre – conveniadas e próprias – que por determinação da Secretaria de Educação (Smed) tiveram que abrir para acolher as crianças, mesmo com alto índice de contaminação comunitária da Covid-19 que a capital ainda vive, a deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, constata: a situação é grave e preocupante.

Conforme a deputada em todo o tempo da pandemia a Prefeitura não liberou nenhum recurso para capacitar as escolas para o retorno às aulas. Ela destaca que nas escolas, que estão em atendimento de plantão e preparação para a volta às aulas, muitos casos estão aparecendo e a situação é grave. Para Sofia é um temor o retorno às aulas em qualquer nível e lembra: “Já perdemos 15 crianças para o Covid-19 no RS, sem falar dos funcionários públicos. É um desrespeito à vida. E mesmo sem ter os protocolos sanitários necessários, professoras e comunidade escolar se apresentam para o trabalho, pois tem compromisso com a Educação”, destaca Sofia.

Nas Emeis e conveniadas visitadas pela Presidente a insegurança permanece, pois, no mínimo, precisam de mais tempo para elaborar e praticar os protocolos de segurança sanitária e de saúde. “Estou orientando as escolas para que escrevam as suas condições, que avaliem o seu grupo, que exijam testes e não se responsabilizem por efeitos nocivos à vida diante de medidas e decisões de governos que não garantem a segurança necessária para o retorno às aulas presenciais”, enfatiza a parlamentar. Sofia ressalta que uma das instituições visitadas, a Creche Maria Dolabella Portella, no bairro Santa Tereza, está muito bem preparada para o acolhimento das crianças, no entanto apenas quatro estão frequentando. “Mesmo com todos os protocolos adotados a preocupação é grande, pois a comunidade está com muitos casos de covid com relatos de famílias inteiras terem sido contaminadas”, alerta a deputada.

Problemas estruturais – Além da pandemia as escolas da rede enfrentam sérios problemas estruturais, obras e manutenção que não são marcadas; falta de recursos humanos, desde trabalhadoras à professoras e monitoras e estagiários; falta de EPIs ou em quantidade insatisfatória; um único banheiro na instituição; falta capina, dedetização, desratização, limpeza e conserto de caixa d’água, rede de esgoto, cercamento, rede elétrica.

Escolas Visitadas – A deputada Sofia Cavedon esteve na Escola de Educação Infantil Quinta do Portal, Lomba do Pinheiro; EMEI da Vila Nova Restinga, Restinga Nova; Emei Jardim Bento Gonçalves, Partenon; Emei Bairro Cavalhada; Emef Aramy Silva, Camaquã; Creche Nossa Senhora de Fátima, Bom Jesus; Emei Osmar Dos Santos Freitas (Marzico), Santa Tereza, Emei Jardim Camaquã, Camaquã; e Creche Maria Dolabella Portella, Santa Tereza.

Audiência Pública – Sofia informa que a audiência pública na Comissão de Educação da ALRS, sobre o retorno às aulas presenciais, foi transferida para a próxima sexta-feira, 16, à 14h, a pedido do deputado Fábio Ostermann, proponente da audiência.
texto: Marta Resing – 51. 996770941
Fotos: Eduardo Carvalho