Vice-presidente no exercício da Presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Zé Nunes (PT) participou na manhã desta sexta-feira (11) de reunião virtual da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) sobre a reforma tributária. Os três projetos de lei que integram a proposta do governo do Estado devem ser votados a partir da semana que vem pelos deputados estaduais.
O encontro foi conduzido pelo presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen (PT). Como ex-prefeito de São Lourenço do Sul, Zé Nunes elogiou a iniciativa da entidade que representa as prefeituras gaúchas de promover um debate sobre o tema.
Antes de emitir sua opinião sobre a proposta de reforma tributária, o deputado fez questão de frisar que falaria pelo seu mandato, e não como vice-presidente no exercício da Presidência da Assembleia. O parlamentar afirmou que o governo do Estado deveria retirar a proposta, deixando a discussão para o ano que vem por conta da fragilidade da economia gaúcha devido à pandemia.
Segundo Zé Nunes, “é praticamente impossível de se fazer emendas” na atual proposta de reforma tributária por conta da complexidade dos temas. Para o deputado, o governo do Estado deveria ter criado um grupo de trabalho desde o primeiro ano da gestão para debater o tema com a sociedade. E, a partir disso, apresentar uma proposta de reforma tributária, ao contrário do que foi feito.
Também participaram da reunião os deputados estaduais Fábio Ostermann (Novo), Dalciso Oliveira (PSB), Dirceu Franciscon (PTB), Vilmar Zanchin (MDB), Fran Somensi (Republicanos) e Eric Lins (DEM).
Fonte: Agência de Notícias ALRS