domingo, 24 novembro
Foto Guilherme Gomes

O líder da Bancada do PT/RS, Luiz Fernando Mainardi, participou, na manhã desta terça, de reunião da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS) para debater a proposta de reforma tributária do governo Leite. O encontro virtual contou com a presença, além da direção, das coordenações regionais e presidentes de Federações. Desde que o governo anunciou a reforma, a Bancada do PT tem dialogado com diferentes setores da sociedade sobre os impactos do projeto na economia gaúcha.

Mainardi relatou que um conjunto de entidades gaúchas, como a Federasul e a Farsul já demonstraram contrariedade com o aumento de impostos proposto por Eduardo Leite. Destacou que os setores produtivos serão atingidos em cheio, conforme depoimentos que estão sendo registrados nas audiências públicas realizadas na Assembleia Legislativa. “A reforma vai aumentar a carga tributária sobre o consumo da alimentação e do gás de cozinha, atingindo diretamente as famílias mais pobres”, disse. Além disso, o governo vai aumentar a tributação da cesta básica de medicamentos e passará a cobrar IPVA de carros de passeio com mais de 20 anos, que atualmente são isentos.

Para o deputado petista, a reforma tributária que o RS precisa passa pela legislação nacional, com a taxação das grandes fortunas, com a transferência da cobrança do ICMS na origem para o consumo final, acabando com a guerra fiscal entre os estados. “Enquanto estas mudanças não ocorrem, o governador quer, neste projeto, alterar o enquadramento no Simples Nacional, penalizando micros e pequenas empresas que, a duras penas, estão tentando sobreviver nesta pandemia”, finalizou.

Texto: Eliane Silveira (MTE 7193)

Compartilhe