A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira (19) o Projeto de Decreto Legislativo 12/2020, de autoria da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, que aprova a indicação do nome de Odete Teresinha Bresciani para exercer o cargo de diretora da Banrisul S.A. Corretora de Valores Mobiliários e Câmbio. A bancada do PT votou favorável, mas questionou o papel do Banrisul.
Para a deputada Sofia Cavedon, o Banrisul deve explicações à população gaúcha. Ela iniciou sua argumentação falando do edital lançado e cancelado pelo banco em poucos dias. “Cancelou sem dar explicação alguma e hoje não há financiamento para a cultura”, disse.
O deputado Pepe Vargas afirmou que a indicada tem predicados para a função. No entanto, advertiu, o Banrisul é um todo e a corretora de valores que incide no mercado de capitais precisa ter uma atenção especial com as empresas gaúchas que estão na bolsa de valores. “A diretora participa de reuniões e é importante sim a discussão. Acredito que uma diretora precisa ter visão de empresas que não estão cotadas na bolsa”. O deputado defendeu que a diretora possa também opinar sobre o Banrisul que os gaúchos precisam. “Não vamos nos restringir sobre o mercado de capitais e câmbio. Temos que, ao chancelar um nome desses, também dar as nossas opiniões. Não precisamos restringir o escopo, pois ela vai ter o poder de opinar e sugerir e propor”.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)