Na reunião virtual da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (10), o deputado estadual Zé Nunes (PT), criticou o anúncio do Governo do Estado, sobre as medidas para a agricultura familiar gaúcha. “O Estado sequer fez a anistia do Programa Troca-troca, comprovando que a estiagem vivida pelos nossos agricultores nunca pautou seu governo”, declarou.
Segundo o parlamentar, o governador Eduardo Leite tem demonstrado seu descaso com a agricultura familiar desde o início de sua gestão, ao extinguir a Secretaria do Desenvolvimento Rural, que tratava justamente esta área. “E agora, ignora o setor que representa 30% do PIB gaúcho, e é considerada uma das atividades com maior importância social”, lamentou.
Zé Nunes comentou que produtor que está na ponta está descapitalizado, mas precisa comprar os insumos a preço cada vez mais altos, e as medidas federais não chegam até ele, justamente porque o Estado não centralizou este problema.
Entre as medidas anunciadas pelo governo para o setor estão a anistia do pagamento da semente Safrinha, equivalente a pouco mais de R$ 1 milhão e o subsídio de 32% do valor a ser pago agora das sementes da Safra, o que frustrou a expectativa dos agricultores.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)