domingo, 24 novembro
Foto Joaquim Moura

Preocupado com a aglomeração de pessoas que procuraram a agência do Sistema Nacional de Empregos – Sine – do centro de Porto Alegre, na última segunda-feira (11), formando uma grande fila ao redor do prédio, o presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP), deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) solicitou informações a respeito do caso à direção da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS). No documento, o parlamentar questiona a política adotada pela FGTAS/Sine acerca da abertura das agências para atendimento presencial sem agendamento prévio. “É esperado que, neste período de milhares de demissões, a procura pelo Sine seja grande em função do encaminhamento do Seguro Desemprego. O que surpreende é que a FGTAS não preveja o acolhimento desta demanda preservando os cuidados com a pandemia do Coronavírus”, detalhou Jeferson.

O parlamentar faz referência ao fato de a unidade municipal do Sine na capital ter voltado a atender o público sem o devido agendamento, o que gerou fila no entorno.  Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, 90% das pessoas que procuraram o Sine na segunda-feira o fizeram em função da necessidade de encaminhar os documentos referentes ao Seguro Desemprego. “Por certo, deve haver preocupação por parte da direção do Sine em preservar as pessoas. Por óbvio, algo não deu certo.  Queremos saber o que foi pensado, o que precisa ser corrigido e quais os próximos passos para evitar as filas e, ao mesmo tempo, garantir os serviços à população” , concluiu o parlamentar.

O pedido de informações foi encaminhado à FGTAS nesta quarta-feira (13).

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)

Compartilhe