No final desta segunda-feira (20), sob a coordenação do Secretário de Assuntos Institucionais do PT/RS, Cícero Balestro, deputados da bancada do PT na ALERGS e parlamentares petistas da Câmara Federal reuniram-se com prefeitos e prefeitas do partido no RS. Na pauta o destaque ficou nas demandas dos municípios ao governo estadual e federal.
O presidente estadual da legenda, deputado Paulo Pimenta, abriu o bate papo virtual falando sobre os impactos da pandemia na vida dos gaúchos e gaúchas. “Precisamos tentar garantir receita para estados e municípios, compensar perda da arrecadação e recursos para garantir custeio dos hospitais, equipamentos para leitos de UTI e EPI para os trabalhadores da saúde. Porém não podemos esquecer da renda e do emprego, está chegando o fim do mês e as pessoas têm suas contas para pagar e a atuação das bancadas estadual e federal estão na saúde e na renda” afirmou ele.
Mandatários dos municípios relataram como está a situação em cada uma como o prefeito de Taquari, Emanuel Hassen; de Nova Santa Rita, Margarete Feretti; de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi; de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer e de Constantina, Gerri Savaris. Todos foram unânimes em relatar sobre a falta de exames, EPI’s, diálogo dos governos estadual e federal e a falta de transparência em relação aos recursos. Além de todos se sentirem abandonados pelos mesmos. “Um exemplo claro é que não conseguimos nem concluir a primeira fase de vacinação da gripe nos idosos e já chegamos na segunda fase” disse Margarete.
Os deputados federais Henrique Fontana e Elvino Bohn Gass, além da deputada Maria do Rosário participaram da reunião trazendo análises sobre a política econômica nacional e estadual. “A crise economia proveniente da pandemia será profunda e longa” disse Fontana. Para o senador Paulo Paim, também presente, a maior preocupação é a desinformação da população em relação a renda emergencial. “A maioria da população não sabe lidar com o celular e precisamos ajudar a população mais humilde” solicitando aos municípios uma força tarefa em solidariedade a essa população.
Pela bancada petista na ALRS falou o vice-líder, deputado Pepe Vargas, que afirmou que os parlamentares do PT apoiam todas as medidas que venham a ajudar no caixa do Estado e dos Municípios, além da vida das pessoas. “É importante lembrar que é insuficiente o número de leitos no estado do RS, vejam a situação por região do Estado, na região Centro-Oeste temos 1,33 leitos de UTI por 10mil habitantes, na região metropolitana o número chega a 1,59, nas missões 1,33, no norte chega a 1,07, na serra 0,91, no sul 1,14 e para complicar temos poucas UTIs móveis. Ou seja, é insuficiente para a nossa população” lamentou ele.
Também participaram da reunião os deputados Jeferson Fernandes, Valdeci OIiveira e Zé Nunes. Além dos prefeitos Ari Vanazzi, de São Leopoldo; Altair Copatti, de Três de Maio; Dirlei Bernardie, de Maximiliano de Almeida; Nelson José Grasselli, de Pontão; Adriana Tozzo, Itatiba do Sul. Também estiveram presentes o vice-prefeito da cidade de Gentil, Adelar Silvestri, o ex-prefeito de Vacaria, Elói Poltronieri. Estevão Finger, presidente da Setorial de Saúde do PT, esteve presente junto com a vereadora e médica Rosângela Dornelles.
Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)