Em reunião com a ex-deputada Manuela D’Ávila, a Bancada do PT da ALERGS debateu a estrutura hospitalar de Porto Alegre para atender os pacientes de Covid-19. No encontro virtual, realizado nesta segunda-feira (13), às 14h30, a ex-deputada apresentou a preocupação com a não ampliação de leitos na Capital que, como é de conhecimento público, atende população de toda Região Metropolitana. “O prefeito declarou que não está construindo hospitais de campanha porque pretende utilizar estruturas já existentes que hoje não estão ocupadas, como o hospital Beneficência Portuguesa, no entanto, não cita o aproveitamento do Hospital Parque Belém”, informou.
De acordo com a ex-deputada, o Parque Belém possui toda a infraestrutura elétrica, hidráulica e de gás, restaurante, leitos, centro cirúrgico, portanto, em condições de ser ativado para o atendimento da população de Porto Alegre. “Conversei com especialistas na área da saúde e o Parque Belém tem todas condições de atender, no próximo período, 250 pessoas”, relatou Manuela. Durante a reunião, foram elencadas, também, as estruturas do Hospital Álvaro Alvim e da própria Beneficência Portuguesa. A preocupação se deve às informações de que quase 70% dos leitos do UTI em Porto Alegre já estão ocupados, antes mesmo do início do inverno.
Durante o encontro, o deputado Pepe Vargas, que é médico, fez uma análise sobre o plano de contingência hospitalar apresentado pela Secretaria de Saúde do RS, demonstrando que o mesmo é insuficiente para dar conta do aumento do número de pacientes, que deve ocorrer nos próximos dias conforme projeções dos organismos de saúde. “A baixa testagem nos leva a um quadro de subnotificação, mas sabemos que o número de casos é muito maior e a estrutura
A deputada Sofia, que é moradora da Capital, comentou a necessidade de a prefeitura ter iniciativas na área social, para garantir acesso da população à renda e alimentação. “Somente com a garantia de sobrevivência das populações mais pobres garantiremos a manutenção do isolamento social”, destacou.
De acordo com o líder da Bancada, deputado Luiz Fernando Mainardi, o momento de agir está passando da hora. “Vamos conversar com a bancada de vereadores do PT e vamos encaminhar um documento ao prefeito de Porto Alegre e ao governador, sugerindo que as estruturas do Beneficência Portuguesa, do Álvaro Alvim e do Parque Belém possam ser ativadas para ocupação plena no próximo período”.
No documento serão solicitadas informações atualizadas sobre as três estruturas, bem como sobre as iniciativas da prefeitura na área social, para garantir que a população permaneça em isolamento. “Temos notícias de que alguns equipamentos foram removidos para o Grupo Hospitalar Conceição, mas queremos ter estas informações em detalhes”, reforçou Mainardi. Participaram também, a deputada Sofia Cavedon e os deputados Edegar Pretto, Fernando Marroni, Jeferson Fernandes e Zé Nunes.
Texto: Eliane Silveira (MTE 7193)