A falta de testes rápidos para a detecção do novo Coronavírus em pacientes; a amplitude da subnotificação dos casos em função da ausência desses testes, a necessidade de mais leitos de UTI para acomodar a demanda de doentes são algumas das principais preocupações externadas pelos deputados integrantes da Comissão de Segurança e Serviços Públicos do Legislativo (CSSP), durante reunião do órgão técnico realizada na manhã desta sexta-feira (03/04). O encontro, articulado pelo presidente da CSSP, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), teria a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, mas ocorreu sem a convidada principal, que cancelou a participação minutos antes do início da reunião. “A audiência foi marcada exatamente para que tivéssemos por parte do governo a apresentação do plano de enfrentamento da pandemia de Coronavírus. Infelizmente, ficamos sem respostas para nossas perguntas, inseguros sobre a ação do governador e também sem poder apresentar as nossas sugestões para contribuir neste processo”, disse Jeferson.
Presente ao encontro, o deputado Pepe Vargas (PT) citou uma estimativa do Centro para Modelagem Matemática de Doenças Infecciosas da London School of Tropical Medicine, do Reino Unido, que fez um cálculo da subnotificação da covid-19 em vários países, para alertar sobre o problema no RS. “No estado, temos a confirmação de 334 casos, mas a pesquisa dá conta de que, devido à subnotificação, os números seriam 11 vezes maiores do que os confirmados. Assim, teríamos, na verdade, em torno de 551 casos de internados e mais de 6500 infectados. Em UTI seriam 180”, projetou. Para Jeferson, isso demanda uma ação ainda mais forte do governo para atender aos doentes. “Há necessidade de mais leitos de UTI, respiradores, hospitais, entre outras ações. Por isso, precisamos saber o que o governo do estado já está preparando a este respeito”, reforçou o presidente da CSSP.
Os deputados lembraram que a ampliação dos casos de pacientes com o novo Coronavírus também requer ações em outras áreas, como a suspensão de empréstimos consignados, IPVA, ICMS; a criação de políticas públicas específicas para categorias de trabalhadores, como artistas, músicos, entre outras. Manifestaram ainda preocupação com o sistema prisional, no que tange à prevenção e ao enfrentamento da pandemia da doença. “Temos milhares de presos no sistema penitenciário gaúcho. Se nada for pensado para conter a propagação do vírus nas cadeias, este contingente virá somar à demanda do sistema de saúde comum, que já está saturado”, advertiu Jeferson.
Os parlamentares mencionaram ainda a situação dos servidores do sistema carcerário, expostos aos mesmos riscos de contaminação dos detentos. “Não podemos fechar os olhos para o caso destes trabalhadores. O impacto será sentido do lado de fora de qualquer jeito”, frisou Jeferson, destacando que o tema será tratado pela CSSP com o Ministério Público Estadual.
Por fim, Jeferson defendeu maior sintonia entre Executivo e Legislativo na condução do processo de enfrentamento à propagação do novo Coronavírus. “Vamos reiterar convite aos secretários para discutir, pensar juntos as medidas e contribuir na execução destas tarefas. É uma questão muito séria que afeta a todos e todas”, concluiu.
Participaram da reunião os deputados Gerson Burmann (PDT), Valdeci Oliveira (PT), Sofia Cavedon (PT), Tenente Cel. Zucco (PSL), Fábio Ostermann (Novo), Dirceu Franciscon (PTB), Pepe Vargas (PT), Luís Henrique Viana (PSDB), Sérgio Turra (PP) e Franciane Bayer (PSB).