Projeto declara Cambará como capital do Mel de Florada Nativa

Projeto declara Cambará como capital do Mel de Florada Nativa

 

 

Nesta terça-feira (17), protocolamos o Projeto de Lei nº 56/20, que declara o município de Cambará do Sul como a Capital do Mel de Florada Nativa. Cambará tem na produção agropecuária uma atividade econômica fundamental. “A produção de mel tem distinção pela diversidade e pela qualidade que apresenta. Nessa região, se produz vários de tipos de mel, com qualidade reconhecida nacional e internacionalmente, envolvendo aproximadamente 120 produtores”, explicou.

Segundo Zé Nunes, a região tem muitas outras espécies nativas que se traduzem em qualidade, que distingue e valoriza o mel silvestre, agregando-lhe qualidade e originalidade. Soma-se a outros a produção de mel floral de outras espécies arbóreas cultivadas, campestres e agrícolas.

É nesta região que é produzido o mel de melato da Bracatinga, um mel escuro, diferenciado, de alta qualidade. “Esse mel é sucesso no mercado internacional, com alto valor agregado, tem na região das serras dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a sua região produtora”, revelou o parlamentar. Outro mel especial produzido na região é o mel branco, claro, marcante e de sabor único. Esse mel é produzido a partir da árvore Carne de Vaca, espécie nativa da floresta de Araucária, presente na região da Serra. A cor vermelha da madeira lembra a carne. Porém, as flores produzem um néctar que retirado pelas abelhas resulta na produção de um mel de cor branca.

O município também tem organização de apicultores que tem história, a Associação Cambaraense de Apicultores (ACAPI) e a Associação dos Apicultores dos Campos de Cima da Serra (APICAMPOS). Além disso, Cambará do Sul promove a Festa do Mel, que realizará em breve a sua 26ª edição. Juntamente com a Feira acontece a Exposição de Produtos e Equipamentos Apícolas, a EXPOAPIS, que em 2018 teve a sua 1ª edição. Em 2019, promoveu a 1ª Jornada Apícola, evento está previsto ter novas edições nos próximos anos.

A região está em processo de consolidação da Rota do Mel dos Campos de Cima da Serra, que vai articular vários municípios em projeto de desenvolvimento territorial.