A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta terça-feira (18) três projetos de autoria de deputados da bancada petista. O primeiro aprovado foi o Projeto de Lei (PL) 458/2019, de autoria do deputado Valdeci Oliveira, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul a Feira da Primavera, no Município de Santa Maria. Na sequência, os parlamentares aprovaram os relatórios favoráveis ao PL 425/2019, do deputado Fernando Marroni, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul o Carbomoto – Encontro Internacional de Motociclistas, no Município de Butiá, e o PL 222/2018, do deputado Zé Nunes, que Denomina “Rodovia José Cândido de Godoy Netto”, o trecho da ERS-350, entre Camaquã e Arambaré.
De acordo com o deputado Valdeci, a Feira da Primavera é realizada anualmente desde setembro de 1975, no Altar Monumento do Parque da Medianeira, inicialmente com duração de quatro dias. Desde 2008, a feira passou a ser realizada nas dependências do Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, Rua Heitor Campos, s/nº, fundos do Santuário da Medianeira, onde as Paróquias e Municípios da Diocese, participavam comercializando produtos típicos de sua região que eram doados pelos Paroquianos das diferentes Paróquias. O Projeto Esperança/Cooesperança ajuda a organizar e realizar a Feira da Primavera desde 1987 com os grupos da Economia Solidária e Agricultura Familiar. Participam também os Grupos do Brique da Vila Belga e Gare. “Hoje, com as mudanças e várias dificuldades, algumas Paróquias dos Municípios comercializam seus produtos no dia da Feira. Outras realizam nas suas Comunidades algum Evento promocional que é ofertado no dia da Feira.”, explica Valdeci, acrescentando que a arrecadação dos recursos da Feira da Primavera, tanto na comercialização dos produtos das Paróquias e Comunidades, como a Ação entre Amigos, subsidia os Projetos Sociais do Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, que atende diversos trabalhos.
O projeto de Lei 425/2019 inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul o Carbomoto – Encontro Internacional de Motociclistas, que 2019 chegou à 19ª edição. “O Carbomoto é considerado o maior evento de Butiá e um dos maiores da Região Carbonífera. Quando falamos em encontros de motociclistas, o Carbomoto está entre os quatro principais do Rio Grande do Sul”, argumenta Marroni. Criado pelo Moto Grupo Rota 290, com o objetivo de reunir amigos em uma confraternização, o Encontro cresceu e ganhou reconhecimento entre os apaixonados por duas rodas. “A inclusão do evento no Calendário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul é medida que empresta justiça à sua relevância, pelo que peço apoio dos Nobres Colegas para aprovação”, defende.
Já o deputado Zé Nunes argumenta que o PL 222/2018, de sua autoria, denomina “Rodovia José Cândido de Godoy Netto”, o trecho da ERS-350, entre Camaquã e Arambaré presta uma homenagem a um líder que deixou um legado para a região. José Cândido de Godoy Netto foi prefeito do de Camaquã por três mandatos e, segundo Zé Nunes, um dos políticos mais importantes da história do Município. Ele nasceu em 14 de abril de 1929, no Rio de Janeiro. Chegou em Camaquã nos anos 50, onde passou a viver, constituiu família e fazer a administração dos negócios familiares e chegou a ser um dos homens mais ricos do município no final da década de 60. Era ligado a produção agropecuária com atuação na indústria e comércio. Como líder político sempre levantou a bandeira de defender o povo mais humilde, levar o desenvolvimento ao município com geração de emprego e vida digna para a população. José Cândido de Godoy Netto morreu no dia 13 de agosto de 2011, com 82 anos. “Com esta iniciativa, mais que uma homenagem justa a um líder, estamos homenageando a comunidade de Camaquã e a região e todos aquelas pessoas que se dedicam a melhorar a vida de suas comunidades”, justifica o deputado.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)