sábado, 09 novembro
Foto Vinícius Reis

“O que defendemos não é nem o estado mínimo nem o estado máximo, mas o estado necessário onde os governantes assumam suas responsabilidades”, disse o deputado Valdeci Oliveira durante sua fala na tribuna do Plenário Júlio de Castilhos na tarde desta quarta-feira 12, quando convidou publicamente o governador Eduardo Leite a visitar o Hospital Regional de Santa Maria, cujas obras de conclusão completam três anos e meio na próxima semana sem que nenhum leito tenha sido aberto à população da região Central do estado. “As portas continuam fechadas, apenas ofertando serviços laboratoriais apesar do grande debate feito sobre a necessidade da sua construção para o atendimento da demanda de média e alta complexidades a uma população de mais de 1 milhão de habitantes”, frisou.

Ao lembrar que foram investidos mais de R$ 70 milhões de recursos públicos, inaugurado em 19 de setembro de 2016 e de ter sido objeto de manchetes e matérias de jornais, rádios e TVs, o parlamentar destacou que o Hospital Regional também serviu de palco, em períodos eleitorais, para a visita de ex-governador, secretários e ministros de estado em que prometiam para a sociedade a sua entrega. “Passa eleição para o governo, passa eleição para a prefeitura – que novamente irá ocorrer nos próximos meses – e o prédio continua lá, como um verdadeiro elefante branco enquanto as pessoas precisam urgentemente de atendimento”, protestou Valdeci.

O parlamentar também fez questão de destacar o relevante serviço prestado pelo Hospital Universitário, este vinculado à UFSM, mas com seus corredores lotados por conta da grande procura por parte da população enquanto o Regional está praticamente relegado às moscas. “Um serviço de excelência realizado pelo conjunto dos seus servidores que, apesar dos ataques e preconceito desferidos a eles, dão condição de atendimento, com dignidade, dedicação e qualidade”.

Para Valdeci, se o governo do estado tivesse a capacidade em compreender o sofrimento das várias comunidades da região a abertura do Regional seria prioridade absoluta. “O que me revolta e assusta é que na antevéspera das eleições municipais começam os discursos de que o Hospital será aberto, fazendo com que novamente a população de Santa Maria e região seja iludida e enrolada. Mas tenho certeza que desta vez não serão enganados, pois conhecem muito bem a história e como esta funcionou até agora”, recordou.

Para o deputado, não interessa quem irá colocar o Hospital em atividade, mas que ele venha a funcionar verdadeira e definitivamente.”Eu gostaria muito de que o governador Eduardo Leite fosse até Santa Maria e visitasse o Regional, pois certamente sairia de lá envergonhado com o tamanho da estrutura que, por incompetência do governo anterior e do atual continua fechada”, protestou, garantindo que continuará, a exemplo do que vem fazendo nos últimos cinco anos, cobrando pela abertura da unidade. “Seja na Comissão de Saúde e de Meio Ambiente, seja nesta tribuna ou nos espaços oferecidos pela imprensa vou debater e pressionar enquanto o Regional não estiver em pleno funcionamento e com garantias de leitos para uma sociedade que tanto espera”, assegurou. Ao finalizar sua fala, Valdeci fez mais um desafio ao governador Eduardo leite: “Tenho certeza que se o governador, além de visitar o Regional, visitar o interior do estado para conhecer a realidade da saúde e das nossas estradas ele voltará ao Palácio Piratini com outra opinião e exigirá de sua equipe a abertura imediata do Hospital”, concluiu.

Texto: Marcelo Antunes (MTE 8.511)

Compartilhe