quarta-feira, 27 novembro
Foto Marta Resing

Das sete escolas com abrangência da 2ª CRE que estavam com previsão de funcionamento em turno único apenas a escola Mário Quintana, em São Leopoldo, permaneceu com tal determinação. A informação foi dada nesta quarta-feira, 12, pela promotora regional da Educação do Ministério Publico Estadual, Luciane Casarotto, responsável pela região e que articulou a vitoriosa conquista para as comunidades escolares.

A manifestação é da deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que desde o ano passado apoia a luta das escolas estaduais contra o fechamento de turnos, turmas e escolas. Sofia exalta também a luta das direções, professores, pais, alunos, do 14º Núcleo do Cpers e da vereadora Ana Affonso (PT), que foram incansáveis participando de audiências, reuniões, fazendo abaixo-assinados e mostrando a realidade para o governo revertendo a sua decisão. A parlamentar ressalta no entanto que ainda é preciso avançar com relação a escola Mário Quintana, que foi contemplada recentemente com uma obra estrutural e seus alunos vivem em situação vulnerável.

As escolas Pio XII (Bom Princípio), Pedro Schuller (Portão), Kun Walzer (Novo Hamburgo), Dr. João Daniel Hillebrand, Mário Sperb (São Leopoldo) e Alberto Schweitzer (Santa Maria do Herval), são as instituições que conseguiram reverter a decisão de fechamento de turnos da Secretaria de Educação (Seduc). Na semana que passou a EEEF Bartolomeu de Gusmão (Canoas) também havia conquistado a reversão.

Visita às Escolas

Mesmo com a conquista vamos fazer um roteiro de visitas nesta segunda-feira, 17, em algumas escolas de São Leopoldo, informa a deputada Sofia Cavedon que convidou os deputados da Comissão de Educação, a promotora Luciane Casarotto (MP) e as comunidades escolares.

As visitas serão:

– 11h – EEEF Dr. João Daniel Hillebrand
– 11h30 – EEEF Mário Quintana
– 12h – EEEF Dr. Mário Sperb

– A confirmar – 12h30 – EEF Kurt Walzer – Novo Hamburgo
Texto: Marta Resing (MTE 3199)
Compartilhe