Primeira brasileira presidenta da OIV receberá Mérito Farroupilha

A pesquisadora gaúcha Regina Vanderlinde receberá a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima do Parlamento gaúcho, nesta quarta-feira, 22, às 18h, no Salão Júlio de Castilhos, por proposição do deputado Adão Villaverde.

Com reconhecido trabalho no Laboratório de Análises Enológicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde leciona, e dona de sólida formação acadêmica com mestrado e doutorado no exterior, ela é a primeira brasileira a presidir a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), com sede em Paris.

Regina é catarinense, formada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mas desenvolveu toda a trajetória profissional na região da serra gaúcha, especialmente na área da química analítica de vinhos e derivados da uva e do vinho – que contribui para o controle enológico e a elevação do qualidade da produção vitivinícola rio-grandense.

Regina é conhecida de Villaverde desde à época em que ele foi titular da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (1999/2000), e atuou decisivamente apoiando a implantação do Laboratório de Análises Enológicas.

Para o deputado, a medalha distingue a trajetória admirável de Regina, mas também laureia a qualidade da produção nacional e destaca o RS e o Brasil no cenário internacional vitivinícola.

 

Texto: André Pereira (MTE 4704)