Deputada Sofia apela para que governador revogue corte do ponto dos professores

Deputada Sofia apela para que governador revogue corte do ponto dos professores
Foto Joaquim Moura

“As votações da semana passada marcarão o futuro das políticas públicas no estado do Rio Grande do Sul e não tenho dúvidas de que teremos que revisar algumas das nossas votações no que diz respeito em especial à educação, mas também sobre esse grande confisco salarial que é o congelamento de parte dos salários dos servidores”. A afirmação foi feita pela deputada Sofia Cavedon, em uma declaração de liderança, na sessão plenária desta terça-feira (4).

A parlamentar avaliou a declaração do governador de que “investir nos aposentados é investir no passado” como um discurso desrespeitoso e inaceitável para com milhares de homens e mulheres que dedicaram a vida ao serviço público. “Despreza toda uma concepção de seguridade social, de vida com dignidade, de políticas públicas que pensam o ser humano com integridade, por isso o governador deveria pedir desculpas aos milhares de aposentados por palavras tão rudes e assediosas”.

Sofia observou também que a bancada do PT está assinando conjuntamente com a PDT e o PSOL uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC) para revogar os descontos dos dias parados e recuperados pelos professores e professoras que hoje estão lecionando sem condições nenhuma, pois estão endividados e sem salário. A medida foi tomada atendendo a pedido do CPERS/Sindicato. “Essa assembleia tem a responsabilidade política com a sobrevivência dos servidores que foram assediados pelo governo que disse que quem quisesse receber em folha suplementar, parceladamente, deveria abrir mão de maneira irreparável de receber os descontos”.

A deputada aproveitou a oportunidade para pedir a ajuda dos deputados de todos os partidos em um esforço para evitar que o ano letivo que está para começar seja prejudicado pelo ânimo dos profissionais. “Em nome da liderança do PT, faço um apelo ao conjunto as bancadas desta casa: vamos trabalhar para sensibilizar o governador para rever a decisão cruel em relação a quem lutou muito em nome de todos os servidores, mas especialmente pelos alunos e seus pais”.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)