A deputada Sofia Cavedon (PT) participou nesta segunda-feira, 16, da audiência que a direção do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) teve com o procurador geral do Ministério Público de contas (MPC), Geraldo Da Camino. Na pauta do encontro o pagamento em dia do 13º salário que o prefeito Marchezan Jr, pelo terceiro ano consecutivo, inviabiliza.
A direção do Sindicato afirma que a Prefeitura tem recursos para o pagamento integral do 13º dos municipários, sem a necessidade de realizar empréstimo junto ao sistema financeiro. “Mas o Prefeito prefere pagar juros ao banco e faz fake news com as contas públicas” afirmaram os representantes que protocolaram uma representação para investigar as contas públicas da gestão Marchezan.
A deputada Sofia Cavedon, que apoia a categoria, lembrou que ao longo do governo Marchezan a contribuição previdenciária foi aumentada em 3% e os municipários/as passaram a receber 16,5% a menos por mês, com o projeto de desmonte das carreiras aprovado na Câmara Municipal. Conforme o Simpa, isso significa que, hoje, o prefeito economiza R$ 43 milhões com a folha mensal. “Faz caixa com o dinheiro dos municipários e ainda não paga o 13º em dia”, denunciam.
Texto: Marta Resing (MTE 3199)