terça-feira, 26 novembro
Foto Joaquim Moura

A deputada Sofia representou a bancada do PT no Grande Expediente, em homenagem ao dia do biomédico e aos 40 anos da biomedicina no Brasil, na tarde desta terça-feira (26). Para a parlamentar, o decreto de Lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006, que instituiu uma data para homenagear os profissionais da Biomedicina é uma forma de tirar da invisibilidade uma área de atuação tão importante para a saúde pública.

A parlamentar saudou o colega de comissão de Educação e proponente do Grande Expediente, o deputado Issur Koch (PP) e afirmou que a biomedicina é uma área de atuação que talvez não apareça no cotidiano dos hospitais, mas tem uma importância fundamental no tratamento das doenças e nas descobertas de curas. A principal questão da saúde é fazer o diagnosticado, mas os biomédicos é que estão na pesquisa científica, nas descobertas, em tudo o que o ser humano desenvolveu de tecnologia a serviço da vida humana e na superação da doença e dos fenômenos naturais, onde se desenvolvem tantas doenças”.

É uma área fundamental ainda não tão valorizada pelo Sistema Único de Saúde. “Nos orgulhamos de ter o maior sistema, com o maior número de pacientes atendidos, de universalidade e que precisa cada vez mais associar a ação das equipes multidisciplinares com os biomédicos”.

O Dia do Biomédico é comemorado anualmente em 20 de novembro no Brasil. A data homenageia o profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de analises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais, atuando no tratamento de doenças que acometem o saneamento do meio ambiente. De acordo com a lei em vigência no Brasil, para exercer o cargo de biomédico é necessário concluir o curso de ensino superior em Ciências Biológicas, na modalidade médica.

Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)

Compartilhe