O modelo cooperativista habitacional do Uruguai e os desafios do Brasil

O modelo cooperativista habitacional do Uruguai e os desafios do Brasil
Reprodução

Debater o atual contexto dos serviços públicos no Brasil em relação à habitação e interesse social, as políticas públicas e os programas habitacionais, bem como as perspectivas de estruturação de empreendimentos cooperativados diante ao contingenciamento do orçamento público. Esse é o objetivo da audiência pública que será realizada na quarta-feira (20), às 18h, na Sala de Convergência Adão Pretto da Assembleia Legislativa, com a presença do coordenador do Programa de Habitação do “We Effect” para América Latina.

O encontro é promovido pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia, proposto pelo deputado estadual Zé Nunes (PT). “O momento no Brasil é extremamente delicado. Um terço da população está na mais profunda exclusão social, e a questão habitacional é um grave problema. Embora políticas públicas como Minha Casa Minha Vida tenham sido exitosas e importantes, está longe de equacionar o déficit habitacional existente. Foram décadas de ausência de políticas robustas que enfrentassem o problema. Ao mesmo tempo, a sociedade tem se organizado, seja para pressionar o Estado por direitos, ou para propor caminhos pela auto-organização”, explicou o parlamentar.

Gustavo González, é ex-secretário e ex-presidente da Federación Uruguaya de Cooperativas de Vivienda por Ayuda Mutua (FUCVAM) e representante da ONU. Ele estará disponível para atender a imprensa a partir das 17h30, no gabinete 1002, do deputado Zé Nunes.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)