A deputada Sofia Cavedon utilizou um tempo de liderança da bancada do PT, na sessão plenária desta quinta-feira (15) para denunciar a falta de pagamento aos professores contratados emergencialmente. A parlamentar aproveitou para anunciar que solicitará uma audiência com o secretário da Fazenda para pedir uma explicação para o não pagamento dos salários dos docentes.
Sofia afirmou que vem recebendo pedidos de ajuda de muitos professores contratados neste ano que desde o mês de maio não recebem salários. “São situações dramáticas, graves de professores que estão suprindo lacunas porque foram contratados tardiamente em uma política perversa que subtrai aulas dos nossos alunos”.
Segundo a deputada, são mais de 3,4 mil professores com contrato temporário que já não recebiam décimo terceiro nem férias e não receberam sequer o salário. Algumas escolas como em Alvorada, todos os professores, exceto o diretor, são contratos temporários. “Em qualquer serviço privado as pessoas recebem no primeiro mês de trabalho. Os professores há cinco meses que estão trabalhando de graça para o governo do Estado. Não há justificativa para isso. Não há desculpa para o que estão fazendo com os profissionais que atendem aos nossos estudantes.”
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)